Você pode pintar a superfície de uma cômoda de madeira falsa?

Escrito por rebecca deluccia-reinstein | Traduzido por laísa nascimento
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Você pode pintar a superfície de uma cômoda de madeira falsa?
Você pode pintar a superfície de sua cômoda de madeira falsa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O processo de pintar cômodas de madeira falsa pode ser feito facilmente com um pouco de esforço. A maioria desses móveis são feitos de painel de aglomerado ou de painéis de fibra de média densidade, que geralmente são cobertos com fino e suave compensado para melhor sensação e visual. Os compensados são o que tornam a pintura da superfície da cômoda difícil, mas, uma vez que se lida com o problema, uma superfície nova pode ser criada.

Outras pessoas estão lendo

Preparação

Se possível, remova o compensado da superfície da cômoda. Já que geralmente ele é fixado com cola, um pequeno pé-de-cabra ou chave de fenda podem ajudar você a removê-lo. Uma vez que o compensado for retirado, o painel de aglomerado ficará exposto. Limpe partículas de poeira e detritos que lá estiverem. Se for impossível tirar o compensado, prepare a superfície limpando-a cuidadosamente com fosfato trissódico para remover qualquer acúmulo ou sujeira que possam interferir no processo de pintura.

Lixando

Lixar é necessário tendo ou não removido o compensado. Lixar a área ajuda a criar uma superfície uniforme e a prepara para a pintura. A tinta não irá aderir muito bem a uma superfície muito lisa, portanto, se o compensado não foi retirado, é vital lixá-lo. Se você pular esse passo, a pintura parecerá aderir, mas com o tempo ela descascará e revelará a camada inferior. Lixe a superfície da cômoda usando uma lixa de granulação média e depois limpe a sujeira usando o acessório de escova do seu aspirador.

Preparando para a pintura

Uma camada de primer sela a superfície e a prepara para a camada de tinta. A madeira falsa absorve muito mais do que a verdadeira e, se você não passar o primer, ela absorverá a tinta como uma esponja. Algumas camadas de primer asseguram que a superfície da cômoda estará bem coberta. Use um rolo grosso para garantir que a tinta entre nas fendas da parte superior da cômoda.

Pintando

Uma vez que o primer tiver secado, a superfície da cômoda pode ser pintada usando as cores de sua escolha. Passe pelo menos duas demãos de tinta, permitindo que cada uma seque entre as aplicações. Uma vez que a cor base tenha sido passada, é hora de ser criativo, se quiser um visual mais diferente. Use estêncil ou técnicas com esponjas para aplicar cores complementares e criar uma cômoda única.

Esmalte

O esmalte é necessário para selar a madeira falsa e proteger a pintura. A superfície de uma cômoda sofre muito desgaste pelo uso diário. Adicione algumas camadas de um bom esmalte de poliuretano para eliminar a possibilidade de descascamento da pintura. Um esmalte de alto brilho é melhor, pois é mais fácil de limpar com um pano úmido. Um acabamento fosco frequentemente detém a sujeira e é mais difícil de limpar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível