×
Loading ...

Como pintar tábuas de pinho

Atualizado em 21 novembro, 2016

Como o pinho é barato e fácil de encontrar, você pode pintar tábuas dessa madeira sem preocupação. Embora isso ofereça infinitas possibilidades de cor e criatividade, os nós em certas espécies de pinho representam um desafio único aos pintores. A preparação apropriada das tábuas é uma prevenção crítica para que a resina do pinho sangre sobre a pintura final.

Instruções

Os nós do pinho podem sangrar sobre a tinta (wood boards texture image by starush from Fotolia.com)
  1. Prepare a área de trabalho. Isso inclui proteger o piso e as peças de mobília próximas de acidentes com a tinta. Use jornal, papelão ou um pano velho.

    Loading...
  2. Posicione cavaletes ou outro suporte para as tábuas. Isso permite que você pinte facilmente as bordas das tábuas e conserte erros antes que sequem. Você pode usar uma pilha de livros para apoiar as tábuas, se não se importar de pintar próximo ao chão.

  3. Preencha qualquer nó, furo ou outra imperfeição com preenchimento para madeira e espátula. Deixe secar. Em seguida, lixe com uma lixa de granulação 180.

  4. Lixe toda a superfície da madeira usando lixas finas (180 - 200). Isso é um passo necessário, mesmo que tenha comprado tábuas que pareçam lisas. Lixe na direção da fibra da madeira para evitar riscos. Remova o pó desse processo com um pano úmido.

  5. Aplique um primer bloqueador de verniz usando um pincel de cerdas naturais. Se houver pequenos nós na madeira, é possível cobri-los primeiro. Se houver muitos nós ou outras manchas na tábua que possam sangrar pelo acabamento, cubra toda a peça com primer. Use movimentos longos, começando pelas bordas da tábua e atente-se a respingos. Deixe o primer secar completamente e depois aplique uma segunda camada. Cubra toda a superfície que será pintada. Isso pode significar que tenha que virar a peça e cobrir a parte de baixo uma vez que a parte de cima esteja completamente seca.

  6. Limpe os pincéis com aguarrás, assegurando que todo o primer tenha saído das cerdas.

  7. Lixe a tábua coberta com uma lixa 180 para assegurar uma superfície lisa para a tinta, uma vez que o primer aumenta a fibra da madeira. Remova toda a poeira com um pano úmido.

  8. Aplique uma camada fina de tinta usando um pincel de cerda natural, se estiver usando tinta a óleo, e de cerdas de náilon para tinta látex. Comece pelas bordas e use sempre movimentos longos e suaves. Deixe a tinta secar. Vire a tábua e pinte a parte de baixo se necessário. Deixe secar. Repita os passos para uma segunda camada de tinta. Deixe a tinta secar antes de usar a tábua.

  9. Limpe os pincéis. Guarde ou descarte o restante do primer e da tinta de acordo com as instruções da lata.

Loading...

Dicas

  • As tábuas de pinho são muito macias, arranham e entalham com o tempo, afetando o acabamento de sua pintura. As tintas a óleo nunca param de se curar, continuando a endurecer e ocasionalmente rachando. As tintas látex curam em um período definido de tempo, normalmente 14 a 30 dias. Aumente a vida da superfície coberta por tinta látex assegurando que a tinta esteja completamente seca antes de usar as tábuas. Cheque a tinta para confirmar o tempo de secagem.

Aviso

  • Sempre pinte em áreas bem ventiladas.
  • Não use tinta para exterior em tábuas que serão usadas em ambientes fechados e vice-versa.

O que você precisa

  • Pincéis (de poliéster ou náilon para tinta látex ou de cerdas naturais para tinta a óleo)
  • Tinta
  • Primer bloqueador de verniz
  • Lixa (granulação 180 ou 200)
  • Preenchimento de madeira
  • Espátula
  • Pano
  • Trapo, jornal ou papelão
  • Cavalete ou outro suporte
  • Aguarrás

Referências

Loading ...
Loading ...