×
Loading ...

Como pintar vime para conseguir uma aparência natural

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Muitas pessoas que possuem móveis de vime pintados podem se perguntar como trazer suas peças queridas para seu estado original. Como estes móveis tendem a absorver tinta profundamente nos seus poros, é muito difícil de removê-la completamente. Ao invés de se contentar com a pintura uniforme, é possível criar a ilusão de uma aparência natural, pintando estrategicamente com dois tons naturais. Você vai perceber que esta nova camada de tinta deu vida nova aos seus móveis de vime.

Instruções

Pinte os objetos de vime para dar-lhes uma aparência natural (Rattan Basket image by Obenk from Fotolia.com)

    Removendo a pintura velha

  1. Ponha seus óculos de proteção contra poeira antes de remover a tinta.

    Loading...
  2. Escove todas as áreas de seus móveis de vime com sua escova de unha dura ou escova vegetal, concentrando-se nos pequenos espaços entre as tiras de vime. Use a sua escova de dentes para as áreas que são muito pequenas para a escova de unha.

  3. Corte metade das cerdas de um pincel velho. Use-o para escovar através dos espaços entre as tiras de vime.

  4. Lixe toda a superfície do seu mobiliário de vime com sua lixa de grão médio. Siga o grão do vime.

    Lavagem

  1. Adicione uma pequena quantidade de detergente no seu balde e encha com água morna.

  2. Incline o móvel, apoiando-o em uma de suas extremidades resistentes. Isso irá deixar a água escorrer enquanto o móvel estiver sendo lavado.

  3. Mergulhe o pincel no balde. Começando pela parte superior, inicie espalhando a água com sabão nos móveis, seguindo a direção das tiras de vime. Certifique-se de usar apenas uma quantidade mínima de água e sabão, pois o vime é um material muito poroso.

  4. Pulverize o mobiliário com uma mangueira de jardim para remover todos os resíduos de sabão. Seque o móvel com uma toalha velha e deixe-o secar por 48 horas antes de aplicar o primer.

    Aplicação do primer

  1. Vire o móvel de vime de cabeça para baixo e pulverize a parte inferior com uma camada de primer, seguindo as instruções da embalagem do produto. Lembre-se de usar a máscara de segurança e o óculos contra poeira.

  2. Vire o móvel para a posição original e pulverize. Deixe-o secar completamente antes de continuar.

  3. Aplique uma segunda camada de primer, então deixe-a secar completamente.

    Pintura

  1. Siga os passos 1 e 2 da aplicação do primer para criar duas camadas de tinta escura no móvel. Espere a tinta secar completamente antes de continuar.

  2. Vire o móvel de cabeça para baixo e borrife uma pequena parte do móvel com sua tinta marrom escura. Imediatamente, limpe a área pintada com uma toalha velha. Você vai notar que a toalha remove a tinta marrom escura da superfície - deixando restos de tinta nas áreas de recesso - como nos aprofundamentos entre as tiras.

  3. Repita o processo para cobrir todo esse lado do móvel. Em seguida, vire-o novamente e use esta técnica para terminar o topo. Os grãos do vime serão destacados, dando ao móvel uma aparência natural, sem pintura.

Loading...

Dicas

  • É aconselhável pintar os móveis de vime com produtos à base de óleo, uma vez que este tipo de tinta é mais flexível na superfície da mobília, minimizando a quantidade de fissuração e lascagem.

Aviso

  • Ao pintar seus móveis com a tinta marrom escura, não se esqueça de limpar imediatamente qualquer tinta marrom que for pulverizada sobre as áreas que já estão finalizadas. Além disso, certifique-se de que a tinta marrom não passe através das tiras de vime para o lado oposto do móvel; isso só será um problema se as tiras de vime forem muito espaçadas.

O que você precisa

  • Pincel velho
  • Pequeno balde
  • Lixa média
  • Saboneteira
  • Escova de dentes velha
  • Mangueira
  • Escova de unha ou escova vegetal
  • Spray de tinta colorida, à base de óleo
  • Spray de tinta marron escuro, à base de óleo
  • Spray de primer
  • Tesoura
  • Máscara de proteção contra o pó
  • Luvas de látex descartáveis
  • Óculos de segurança

Referências

Loading ...
Loading ...