Pinte a rosa dos ventos em piso de concreto

Escrito por tuesday fuller | Traduzido por alice matos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Pinte a rosa dos ventos em piso de concreto
Exemplo de uma simples rosa dos ventos (Black compass rose image by Makhnach from Fotolia.com)

A rosa dos ventos é um projeto comumente encontrado em decoração temática náutica. Embora o concreto por si só tende a ser simples e pouco atraente, avanços em tintas fazem com que embelezá-lo com sua própria rosa dos ventos seja uma tarefa fácil. Usando uma variedade de materiais, como estêncis, em combinação com tintas você poderá criar um arranjo central deslumbrante para o seu piso de concreto.

Outras pessoas estão lendo

Preparação da superfície

Como acontece com qualquer projeto de pintura, a preparação de superfície é fundamental para um acabamento profissional e duradouro. Lascas, manchas e buracos no chão aparecerão através de seu acabamento decorativo, portanto trabalhe cuidadosamente para limpar e reparar o piso sobre o qual será criada a bússola. Use um raspador para remover a pintura lascada e a descamação do concreto. Varra o chão para remover os detritos do piso. Repare todas as rachaduras e fendas antes de pintar ou colorir.

Para evitar que manchas sujem o acabamento da pintura, aplique uma mistura de solução de limpeza comercial ou fosfato trissódico e água na superfície de concreto. Limpe as manchas com uma escova dura. Enxágue com água limpa e repita, se necessário. Deixe o concreto secar completamente antes de prosseguir.

Dicas para usar tinta

Você pode causticar o concreto com uma lavagem de ácido muriático para criar uma superfície de ligação para a pintura. Enxágue o solo repetidamente com água limpa e bicarbonato de sódio para remover todo o ácido. Antes de pintar, aplique um vedante para evitar a condensação de umidade sobre a superfície do concreto, que estragará o acabamento da pintura. Você também precisará aplicar uma ou duas camadas de base para concreto.

Ao pintar concreto, não se esqueça de usar uma tinta à base de epóxi durável, que proporcionará um acabamento duradouro. Você pode cobrir a área do projeto para manter padrões e formas consistentes. Também pode aplicar tintas com pincéis, rolos ou pulverizadores. Deixe o projeto secar completamente antes de adicionar camadas extras. Após terminar o medalhão, proteja o projeto com um selante.

Dicas para usar tinta para concreto

Não use ácido muriático se pretende usar tintas à base de ácido ou de concreto, pois o ácido reage com elas e mancha e estraga o acabamento. Se o piso de concreto tiver sido selado, tintas e corantes não aderirão corretamente e o chão ficará manchado.

Cubra as áreas próximas com plástico para prevenir a transferência de corantes, pois estes são diluídos com água. Sempre use pulverizadores de plástico com corantes à base de ácido. Tinta acrílica de concreto e corantes são mais fáceis de usar, têm mais opções de cores e proporcionam um acabamento consistente.

Trabalhe em pequenas áreas ou com um parceiro para obter um acabamento profissional. Depois de aplicar a tinta, trabalhe nela com uma escova dura. Antes da primeira demão secar, aplique uma segunda camada para esconder as pinceladas.

Deixe as manchas secarem e faça uma limpeza suave com bicarbonato de sódio e água para neutralizar o ácido. Lave com água limpa várias vezes para remover a tinta e deixe o concreto secar. Aplique duas demãos de selante para proteger o acabamento e, depois, aplique uma cera para concreto para dar brilho.

Desenhando a rosa dos ventos

Desenhar uma rosa dos ventos é simples, no entanto, você pode praticar alguns esboços antes de transferir a imagem para o concreto. Comece desenhando um círculo; você pode usar estêncis ou grandes objetos circulares, como baldes de tinta, como guia. Localize o centro do círculo e desenhe quatro linhas nas principais direções: norte, sul, leste e oeste. Desenhe um pequeno X sobre o ponto no centro do círculo. Extrapole uma linha a partir de cada ponto direcional desse X para criar setas direcionais. Agora que os quatro pontos básico da bússola foram feitos, você pode enfeitar o projeto com círculos extras, pontos direcionais adicionais, cartas de decoração e outros desenhos. Se essa for sua primeira pintura em concreto, você pode manter o design simples com uma paleta de cores limitada até familiarizar-se com os materiais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível