×
Loading ...

Como fazer um pintinho de origami

Originado no século 17, o origami ainda mantém seu fascínio mesmo nos dias atuais. Para fazê-lo, não são necessárias ferramentas especiais, apenas papel. Nem corte nem cola são utilizados, somente uma combinação de dobras básicas que transformará um simples pedaço de papel em uma obra de arte. Quanto mais experiência você tiver, mais sofisticada a escultura poderá ser. Se for um iniciante, no entanto, comece com um pedaço de papel quadrado, dobre-o conforme as instruções e, antes de que perceba, você vai ter um pintinho pronto para encantar qualquer um.

Instruções

O origami é simples o suficiente para iniciantes e crianças (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)
  1. Dobre o papel ao meio diagonalmente e vinque. Depois, desdobre-o.

    Loading...
  2. Posicione o papel como se fosse um losango, deixando uma ponta para cima e outra para baixo e o vinco na vertical.

  3. Dobre a borda inferior direita para cima, de modo a se encontrar com o vinco. Faça o mesmo com a borda inferior esquerda.

  4. Dobre a ponta superior, de modo a se encontrar com as bordas que você dobrou para cima. Agora, as três quinas estarão se tocando.

  5. Vire o papel. Agora você terá um losango alongado com cinco lados e uma ponta na parte inferior.

  6. Dobre um pouco mais que a metade do papel para cima, de modo que a ponta ultrapasse um pouco a borda reta na parte superior do formato.

  7. Faça outra dobra com a metade do pedaço que você dobrou antes, de modo que a ponta ultrapasse a parte inferior do formato em cerca de 1 cm. Vire o papel.

  8. Dobre a ponta inferior por cima da borda horizontal também inferior; depois, dobre a ponta novamente para baixo, de modo que apenas um pouquinho dela ultrapasse o papel, para formar o bico do pintinho.

  9. Dobre o formato ao meio, de forma que o lado esquerdo se encontre com o direito. Depois, gire o origami, para que o bico do pintinho fique para cima.

  10. Dobre aproximadamente 1 cm da ponta da camada superior do papel em direção ao lado direito e vinque.

  11. Vire o papel e dobre 1 cm da ponta do outro lado (para que fique nivelada com a outra) e vinque.

  12. Abra o papel um pouco, para que você possa puxar a parte da cabeça do pintinho para fora. Achate-a levemente, redobrando-a na borda ao redor do bico, para deixá-lo no formato certo.

Loading...

Dicas

  • Enfeites normalmente não são adicionados a um origami, mas, se desejar, você pode usar uma canetinha com ponta de feltro para desenhar olhos no pintinho.
  • Um papel de gramatura menor, como o ofício, por exemplo, é melhor para fazer dobraduras de origami. A cartolina é um pouco grossa, embora um papel colorido possa dar um toque a mais no projeto.
  • Pode-se usar diferentes tamanhos de papel para criar um bando de pintinhos, mas apenas se certifique de que o papel seja quadrado.

O que você precisa

  • 1 folha de papel de 15 cm²

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...