Pintinhos de ovos cozidos

Escrito por karon warren | Traduzido por barbara silva | 03/08/2017
Pintinhos de ovos cozidos
Aprenda a fazer pintinhos de ovos cozidos (Michelle Black/Leaf Group)

Ovos cozidos são um lanche simples, mas também podem ser divertidos. Com a ajuda das crianças, é possível transformá-los em pequenas obras de arte. Basta seguir as dicas de dois especialistas em culinária para criar alguns pintinhos adoráveis que enfeitarão a mesa em qualquer época do ano. Todas as pessoas poderão comê-los.

Assista ao passo a passo em vídeo

Tempere o ovo

Pintinhos de ovos cozidos
Tempere as gemas (Michelle Black/Leaf Group)

Dê um sabor diferente aos ovos cozidos com um pouco de aióli com raiz-forte. Kerry Dunnington, autora do livro "Planet Kitchen Table: Recipes for a Sustainable Future in Food" ("Mesa do planeta cozinha: Recitas para um futuro sustentável em alimentação", em tradução livre), sugere cozinhar seis ovos e, quando esfriarem, descascá-los e cortá-los ao meio, guardando as claras para o preparo final. Amasse as gemas em uma tigela média, adicione 3 colheres de sopa de aióli com raiz-forte, um pouco de molho inglês, sal e pimenta a gosto, e misture bem.

Related: 10 Formas fáceis de cozinhar ovos

Prepare os ovos

Pintinhos de ovos cozidos
Refrigere o recheio até a hora de servir (Michelle Black/Leaf Group)

Assim que o recheio do ovo ficar pronto, continue com as dicas de decoração para criar pintinhos, caso queira servi-los imediatamente. No entanto, se estiver fazendo-os antecipadamente, refrigere o recheio até a hora de servir. Adicione os toques finais, detalhados nas dicas de decoração, antes de servir.

Related: As 20 melhores maneiras de usar ovos

Faça os pintinhos

Pintinhos de ovos cozidos
Corte uma clara para fazer a cabeça, as asas e o rabo (Michelle Black/Leaf Group)

Para criar os pintinhos, modele o recheio de gema formando uma bola e recheie metade de uma clara com a mistura. Em seguida, corte outra metade em forma de uma cabeça, duas asas e um rabo. Coloque-os na esfera de gema pressionando suavemente as asas e o rabo no recheio. Posicione a cabeça por cima da esfera. Corte uma cenoura em triângulos bem pequenos para fazer os bicos.

Related: 8 Maneiras diferentes de preparar ovos

Adicione bacon

Pintinhos de ovos cozidos
Frite o bacon até que fique crocante (Michelle Black/Leaf Group)

O bacon deixa tudo mais gostoso e, é claro, ele é ótimo com ovos cozidos. Linda Carmical, do blog DoFoodBetter.com, adiciona bacon e até alho em pó para criar os seus "ovos cozidos pecaminosos". Para começar, cozinhe 36 ovos e deixe-os esfriar. Enquanto isso, frite seis tiras de bacon até que fiquem crocantes. Deixe-as esfriar e pique em pedaços pequenos. Depois que os ovos esfriarem, descasque-os e corte-os ao meio, removendo as gemas. Guarde as claras para enfeitar.

Related: 10 Maneiras de dizer "eu amo bacon!"

Misture

Pintinhos de ovos cozidos
Misture bem os ingredientes do recheio (Michelle Black/Leaf Group)

Misture em uma tigela média 6 colheres de sopa de maionese (comece com 5 e adicione mais se precisar para obter a consistência desejada), 1 colher e meia de sopa de mostarda amarela, 4 colheres de sopa de picles adocicado (comece com 3 e adicione mais se precisar, para obter a consistência desejada), 1/4 de colher de chá de alho em pó (ou a gosto), 1/4 de colher de chá de cebola em pó (ou a gosto), bacon picado e gemas. Misture bem.

Related: Os 20 melhores lanches para viagem

Hora de rechear

Pintinhos de ovos cozidos
Faça chapéus de clara para os pintinhos (Michelle Black/Leaf Group)

Para criar um pintinho, encha bastante o fundo da clara de ovo com a mistura de gemas. Corte aproximadamente 1/3 da clara restante para fazer um chapéu e coloque-o por cima da mistura de gemas, levemente inclinado para trás, para que o "rosto" da gema fique visível. Pegue uma cenoura e corte-a em triângulos bem pequenos para fazer bicos. Pique uma azeitona preta em pedacinhos. Coloque os bicos na frente da gema e complete com dois olhos de azeitona.

Related: Lanches saudáveis e nutritivos para os intervalos entre as refeições

Adicione um pouco de pasta

Pintinhos de ovos cozidos
Use pastas de curry ou tandoori para deixar as gemas mais coloridas (Michelle Black/Leaf Group)

Para fazer alguns ovos cozidos especiais e saborosos, Dunnington sugere a adição de pasta de curry vermelho ou pasta tandoori aos ovos. Além de darem mais sabor, essas pastas deixam a mistura de ovos alaranjada, fazendo com que se destaquem dos ovos tradicionais. Para começar, corte seis ovos cozidos ao meio, removendo as gemas. Separe as claras para decorar.

Related: Lanches inteligentes para melhorar a saúde do coração

Misture

Pintinhos de ovos cozidos
Misture bem os ingredientes (Michelle Black/Leaf Group)

Em uma tigela média, amasse as gemas. Adicione 3 colheres de sopa de maionese, 3/4 de colher de chá de pasta de curry vermelho ou de pasta tandoori (ou a gosto), sal e pimenta a gosto, e misture bem. Se for servir imediatamente, continue com as dicas de decoração, caso contrário, refrigere a mistura e as claras até a hora de criar os pintinhos.

Related: Sugestões para aperitivos rápidos

Aumente a família

Pintinhos de ovos cozidos
Faça uma galinha e dois pintinhos com a clara de cada ovo (Michelle Black/Leaf Group)

Quando você estiver pronto para criar os pintinhos, reúna sementes de gergelim pretas e pequenas fatias de rabanete. Corte uma clara ao meio e parta uma das metades também ao meio, deixando três pedaços de clara. Modele a mistura de gemas em forma de esfera e coloque-a no pedaço maior de clara. Adicione olhos de semente de gergelim e insira uma fatia de rabanete para fazer o bico. Repita o processo nos dois pedaços menores de clara, criando dois pintinhos menores. Reúna-os na travessa como a mamãe galinha e seus pintinhos.

Related: 10 Melhores clássicos do brunch

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível