Pintura em porcelana sem forno

Escrito por mitchell brock | Traduzido por daiane monteiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Pintura em porcelana sem forno
Nem todas as pinturas em porcelana precisam de secagem em forno (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Pode-se encontrar porcelana em diversos ambientes residenciais, principalmente no banheiro e na cozinha, como em canecas ou pratos. A maioria dos objetos desse material e que tenha pintura precisa ser seca em um forno para se tornar mais durável ​​e resistente a danos. No entanto, se não tiver um forno, há maneiras de fazer a pintura na porcelana sem a necessidade de um.

Outras pessoas estão lendo

Preparação

Uma das coisas mais importantes que devem ser feitas para pintar porcelana sem o uso do forno é a preparação da superfície. Porcelana tem um acabamento esmaltado, que deve ser removido antes de aplicar qualquer tipo de tinta na superfície. A retirada desse acabamento permite à tinta penetrar nos poros da porcelana e fixar-se. Use esponja e sabão para limpar a superfície da porcelana, enxágue e deixe-a secar. Lixe a superfície da porcelana para remover o revestimento esmaltado. Uma lixa orbital funciona melhor, pois vai raspar a superfície da porcelana para que a tinta possa aderir bem.

Tinta esmalte

Uma boa tinta que você pode usar para cobrir a superfície é a tinta esmalte própria para porcelana. Este tipo de pintura é feito especificamente para pintar cerâmica ou porcelana sem precisar secar a tinta em um forno. Essa tinta especial é feita do mesmo material de acabamento da porcelana, assim ela adere melhor à superfície e tem maior durabilidade. Você pode encontrá-la em lojas de artesanato. Ela é usada principalmente para corrigir partes lixadas e outros problemas na superfície da porcelana.

Caneta para porcelana

Uma boa maneira de pintar objetos de porcelana é com uma caneta para porcelana. Elas funcionam pressionando firmemente com a ponta, de modo que a tinta saia da extremidade da caneta. Pinte o desenho na porcelana e deixe a tinta secar. Em vez de usar um forno próprio, você pode secar a sua porcelana pintada em um forno convencional. Deixe a temperatura dele em 300º C e coloque o objeto por 30 minutos. Porcelanas podem rachar quando expostas a mudanças bruscas de temperatura. Coloque a porcelana no forno e deixe-a para preaquecer enquanto o forno alcança a temperatura desejada. Deixe a peça de porcelana seca esfriar enquanto o forno também esfria.

Tintas especiais

Alguns fabricantes de tintas produzem tintas especiais que podem ser aplicadas em porcelanas sem o uso de forno para fixar de forma permanente a tinta à superfície. Essas tintas permitem pintar pratos de porcelana, canecas e estatuetas, mas a pintura não é muito durável. Tintas especiais podem riscar e descascar facilmente com o tempo. Se usar essa tinta em pratos ou canecas, ela não vai aderir bem, pois a porcelana é exposta ao calor, como o café quente ou a água. Essa tinta só deve ser utilizada para objetos de porcelana que são apenas decorativos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível