Mais
×

Pintura de pratos de cerâmica para iniciantes

Atualizado em 17 abril, 2017

Os pratos de cerâmica pintados à mão são ótimos como adoráveis lembrancinhas personalizadas ou bonitos presentes para a família, e não é necessário ser um artista profissional para criar designs, imagens ou letras simples. Os pratos podem servir como tema de uma conversa, pois os convidados desejarão saber como poderão fazer os seus próprios.

Instruções

Personalize os pratos em apenas algumas horas (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)
  1. Lave e seque os pratos cuidadosamente. Deixe-os secar pelo menos uma hora antes de começar o trabalho. Depois de secos, esboce os projetos diretamente sobre os pratos com um lápis. Você pode optar por fazer um padrão abstrato, centralizar uma imagem de um animal ou rosto ou simplesmente usar caligrafia para soletrar o nome de alguém. Os esboços devem ser apenas contornos. Um trabalho detalhado nessa fase será esforço desperdiçado.

  2. Preencha os designs com tinta de esmalte. Inicie a partir do centro, usando os pincéis maiores. Conforme segue o contorno do lápis, mude para um pincel mais delicado para ficar dentro das linhas. A pintura pode parecer irregular sobre a primeira camada, mas, quando essa camada secar, passe por ela novamente. A segunda camada deve resolver problemas de descoloração.

  3. Detalhe o trabalho principal com canetas marcadores, passando por cima de linhas finas e contornando os designs. Adicione pequenas características nessa fase, como as sementes de uma maçã ou os olhos de um gato. Use a caneta marcador para certificar-se de que as linhas sejam constantes e uniformes, mas não a use para preencher espaço, pois demorará muito tempo e as canetas não possuem tinta suficiente para serem usadas dessa forma.

  4. Asse os pratos em um forno a 175 ºC pelo menos 30 minutos para endurecer a tinta e torná-la permanente. Após o cozimento, os pratos devem estar prontos para uso e podem ser colocados na máquina de lavar louça com segurança. Não abra o forno enquanto os pratos estiverem assando pois os vapores da tinta podem queimar seus olhos. Quando acabar os 30 minutos, desligue o forno e deixe os platos lá para esfriar. Remova-os cerca de uma hora mais tarde.

O que você precisa

  • Lápis
  • Tinta de esmalte
  • Pincéis de diversos tamanhos
  • Canetas marcadores
  • Forno
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article