×
Loading ...

As pinturas cristãs mais populares

Atualizado em 19 julho, 2017

A arte cristã existe há quase tanto tempo quanto o próprio cristianismo. Através dos tempos, a pintura cristã abraçou novos desenvolvimentos e movimentos artísticos. Ela abriu o caminho para o Renascimento e os movimentos culturais posteriores, e deixou um legado de algumas das imagens mais memoráveis ​​em culturas ocidentais e orientais.

Deus criando o homem: detalhe da Capela Sistina, de Michelangelo Buonarroti, 1512 (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Capela Sistina

Pintado entre 1508 e 1512, o teto da Capela Sistina, em Roma (Vaticano), é talvez a mais famosa obra cristã da arte. Ela conta a história da criação do homem e outras histórias do livro de Gênesis. Imortalizada no filme "A Agonia e o Êxtase", o processo de pintura envolveu muitos dos aprendizes de Michelangelo. A pintura foi feita usando o método afresco de aplicar pigmento no gesso molhado. A capela é visitada por cerca de quatro milhões de pessoas por ano.

Loading...
Detalhe do canto do teto da Capela Sistina (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A Última Ceia

Esta obra-prima de Leonardo Da Vinci, concluída em 1498, é uma das obras mais famosas do artista. Ele mostra a última refeição de Jesus com seus discípulos, onde, de acordo com o Evangelho de João, um deles o traírá. De acordo com Dan Brown, em seu livro "O Código Da Vinci", o discípulo para a direita de Jesus não é São Pedro, mas Maria Madalena. Com o tempo, o pigmento usado por Da Vinci descascou e desbotou, levando a um extenso trabalho de restauração para salvar a imagem.

A Última Ceia de Leonardo Da Vinci, 1498 (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Madonna e a criança

Uma das imagens mais populares entre os cristãos, tanto para os católicos quanto para os cristãos ortodoxos orientais, é a da Virgem Maria (Madonna) e o filho. Este exemplo, Conestabile Madonna, foi pintado por Raphael na Itália entre 1502 e 1504. Ele pendurou no Museu Hermitage em São Petersburgo, na Rússia desde 1871. Embora pintado por um artista ocidental, do Renascimento, muitas imagens ortodoxas de Maria e Jesus são ícones do estilo bizantino, e são altamente decoradas e incrustadas com folha de ouro.

Conestabile Madonna por Raphael, 1504 (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

A Crucificação

As representações da crucificação de Cristo continuam a estar entre as imagens cristãs mais populares, com artistas de diferentes movimentos ao longo dos séculos produzindo suas próprias interpretações. Entre as mais marcantes há a de Gauguin, chamada Cristo Amarelo, considerado uma obra simbolista muito importante. Salvador Dali, o artista surrealista, também produziu imagens impressionantes da crucificação, incluindo uma (Cristo de São João da Cruz) a partir de uma perspectiva sobre a cabeça de Jesus, olhando para baixo, que tem aparecido em tudo, desde cartazes até cinzeiros.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...