Como fazer uma pipa em forma de navio

Escrito por dustin pitan | Traduzido por mariana silva gray
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer uma pipa em forma de navio
Use a fita métrica para marcar as dimensões de sua pipa (tape measure 1 image by Martin Grice from Fotolia.com)

Empinar pipas é uma atividade divertida para adultos e crianças. Embora os mais novos possam se contentar com pipas compradas em forma de diamante, por que não surpreendê-los com uma pipa projetada em forma de navio? Felizmente, é possível construir uma dessas em casa, com materiais mínimos e apenas um pouco de tempo.

O que você precisa?

  • 3 diagramas da pipa em forma de navio
  • Vara elástica, com 50 cm de comprimento
  • Vara de pinheiro, 1 m de comprimento
  • 2 varas de lança, 76 cm de comprimento
  • 2 varas espicha, 90 cm de comprimento
  • 2 varas transversais, 30 cm de comprimento
  • Rolo de linha para pipa
  • Fita métrica
  • Pano branco, 1,5 por 1 m
  • Pano escuro, 60 por 90 cm
  • Tesoura
  • Cola / adesivo de madeira

Lista completaMinimizar

Instruções

    Construindo a moldura

  1. 1

    Imprima os três diagramas do site Inquiry Net, como um modelo para seu navio. Esses diagramas serão necessários, pois eles mostram referências de pontos diferentes na pipa navio, designados por letras, e esses modelos mostram esses pontos claramente.

  2. 2

    Dobre sua vara elástica de 50 cm de comprimento para criar o arco do navio. Amarre um pedaço de fio com 90 cm de comprimento em um lado da vara e estique-o até a outra ponta em uma linha reta, amarrando-o também naquela ponta (da ponta A até a B no diagrama). Isso criará um design de arco (como de um arco e flecha). Ao amarrar o fio, garanta que a distância entre as pontas curvadas da vara sejam de 38 cm.

  3. 3

    Pegue a vara de pinheiro de 1 m e coloque-a na transversal, diretamente no centro de ambos o arco e a linha do arco. Assegure-se de que 3,5 cm da vara estejam expostos para baixo do arco. Amarre a vara de pinheiro / mastro no lugar, adicionando um nó da linha da pipa para prender o arco e o mastro juntos e um nó para conectar a linha do arco ao mastro.

  4. 4

    Coloque uma vara de lança transversalmente no mastro na diagonal, amarrando uma ponta do arco diretamente abaixo do ponto A no diagrama (onde o arco e a linha se encontram). Faça o mesmo com a outra vara de lança, amarrando-a imediatamente abaixo do ponto B. Deixe o resto das varas sem amarrar ou se conectarem por enquanto.

  5. 5

    Posicione as varas de lança para que elas apontem para dentro do arco, cruzando o mastro -- ambas estarão em direções opostas e isso resultará também em um cruzamento. Meça para cima da linha do arco no mastro em 7,5 cm. Nesse ponto é onde você prenderá e cruzará as varas de lança. Isso resultará nessas varas e o mastro sendo amarrados em um nó firme, um pouco acima da linha do arco.

  6. 6

    Meça e marque 65 cm acima do mastro a partir do ponto C (a parte mais inferior do mastro). Nesse ponto, faça um "X" com as varas espicha. Coloque as pontas dessas varas para que apontem para baixo nas duas varas de lança, de forma que não haja um ressalto. Assegure-se de que as varas espicha estejam em ângulos retos uma com a outra (fazendo um X perfeito) e prenda-as ao mastro e às varas de lança.

  7. 7

    Meça 75 cm no mastro a partir do ponto C e coloque uma das varas cruzadas de 38 cm perpendicularmente pelo mastro. Prenda-a com a linha de pipa exatamente em seu ponto central no mastro, assegurando-se de que ela esteja em um ângulo de 90 graus com a vara de pinheiro.

  8. 8

    Meça 65 cm do ponto C no mastro e prenda a outra vara cruzada de 38 cm nele, assegurando-se que ela também esteja centralizada e com um ângulo exato de 90 graus.

  9. 9

    Conecte as linhas para prender ainda ais as varas na pipa. Siga o diagrama 2 para isso. Amarre as pontas das varas espicha para que um novo fio se pendure e se conecte com a vara de lança adjacente. Da mesma conexão no topo da vara espicha, anexe-a ao topo do mastro (ponto D). Adicionalmente, conecte o local onde o arco e linha do arco estão amarrados ao topo também do mastro -- use duas linhas individuais em cada lado para aumentar a segurança. Amarre cada ponta da vara cruzada na ponta da outra vara diretamente abaixo dela. E, finalmente, conecte o topo do mastro (ponto D) a um ponto na vara espicha a, aproximadamente, 12 cm da ponta superior.

    Aplicando as velas e o tecido

  1. 1

    Coloque ambos os panos em uma superfície planta para que, quando colocar a moldura do navio em cima do tecido, o pano branco cubra todas as velas e o pano preto cubra todo o casco do navio.

  2. 2

    Coloque a moldura sobre o pano, segurando-a no lugar com pesos, se for necessário, para evitar que ela se mova.

  3. 3

    Corte formas de velas do pano branco, de acordo com o diagrama das velas impressos anteriormente. Enquanto corta, assegure-se de não cortar o tecido diretamente junto às varas, mas sim, deixando uma margem para que possa dobrar o pano e prendê-lo. Deixe uma margem de tecido de aproximadamente 2,5 a 5 cm ao redor de cada vela.

  4. 4

    Corte o tecido para o casco da mesma maneira, deixando uma margem no lado externo, para que possa colar e prender o tecido mais facilmente.

  5. 5

    Aplique a cola de madeira à moldura de madeira e coloque suas velas sobre as varas na localização correta. Assegure-se de cobrir todos os lados da vara com cola para que possa embrulhar o excesso da margem do tecido, que você deixou intacta nas últimas duas etapas, ao redor das varas e prendê-las firmemente. Como isso exige muita cola em todas as bordas da moldura, faça essa etapa em seções, para que não crie uma bagunça ou esfregue cola com suas mãos, ao segurar a moldura. Permita que a cola seque antes de passar para próxima vela, para que não perturbe essa área antes que ela tenha uma chance de secar.

  6. 6

    Aplique a cola de madeira no casco do navio e prenda o tecido escuro nele como fez com as velas na última etapa.

  7. 7

    Permita que a cola e vela sequem e se ajustem e, então, vire todo o projeto para que possa ver a moldura. Coloque uma linha de 15 cm da ponta de uma das varas espicha, amarre-a e, em seguida, meça 12 cm. Passe a corda de volta e amarre a outra ponta da vara de lança diretamente embaixo. Isso fará um tipo de volta. Repita esse processo na outra vara espicha para que os fios e voltas tenham o mesmo tamanho.

  8. 8

    Amarre os picos das voltas juntos com um pedaço menor de linha e deixe que esse fio continue no seu rolo de linha para pipas. É isso que será segurado enquanto estiver empinando sua pipa navio.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível