Mais
×

Como fazer piretrina para vespas

Atualizado em 23 março, 2017

A piretrina é um inseticida natural feito a partir de flores esmagadas da planta do crisântemo, também chamada de margarida pyrethrum. Antes que os inseticidas sintéticos surgissem no mercado, a piretrina era um dos principais produtos disponíveis. Com a crescente popularidade do uso de produtos "ecológicos" caseiros, a utilização da piretrina natural está retornando. A preparação desse inseticida natural em sua casa é uma alternativa muito mais barata do que comprá-lo nas lojas. Ele age como um inseticida de contato e pode atingir uma vespa em voo, derrubando-a imediatamente.

Instruções

As vespas são mortas ao contato com a piretrina (wasp image by Henryk Olszewski from Fotolia.com)
  1. Colha as flores de crisântemo quando elas estiverem em plena floração. Para uma boa dose de óleos necessários, você precisará ter cerca de cinco flores para um recipiente de um litro de inseticida. Deixe cerca de 8 cm do caule ligado, de modo que você possa pendurar as flores para secar depois.

    Um crisântemo é uma bela e perfumada flor que é mortal para os insetos (chrysanthemum image by Alison Bowden from Fotolia.com)
  2. Coloque as flores em uma jarra de água e deixe-as de molho por 48 horas. A flor continua a produzir piretrina e o componente químico é concentrado. Retire as flores da jarra no terceiro dia e pendure-as em uma área escura coberta para secar. As flores devem estar completamente secas em cerca de uma semana. Uma variação desse método seria o de levar as flores para ferver, a fim de evitar a espera, durante 48 horas.

  3. Retire as flores da haste e esmague-as em um pó fino. Um almofariz e pilão, um liquidificador ou moedor de café funcionarão. Misture o pó com 1 l de água e adicione duas a três gotas de detergente líquido. Sele a mistura em um frasco de vidro com uma tampa hermética, porque uma vez que o pó é moído e adicionado à água, a eficácia desaparece com a exposição à luz e ao ar. As flores mantêm muito mais a potência do veneno do que o produto final do pó ou da mistura de água, de modo que é aconselhável manter um suprimento dessas flores no congelador para acesso ao controle de insetos, em caso de emergência.

  4. Coe a mistura utilizando uma gaze para remover os pedaços de flor que permanecem e despeje o líquido no pulverizador. Aplique-o sobre os ninhos de vespas na parte mais fresca do dia, seja de manhã cedo ou tarde da noite. Isso ajuda a assegurar que a maioria das vespas está no ninho. Além disso, a piretrina é mais eficaz em temperaturas mais baixas.

  5. Teste a eficácia com segurança para julgar o poder de ação do seu inseticida caseiro. Borrife uma vespa à distância. Se ao contato com a pulverização, a vespa não cair dentro de alguns segundos, o spray não é potente o suficiente. Você terá que adicionar mais flores esmagadas ou utilizar menos água no próximo lote.

  6. Altere a fórmula. Alguns fabricantes de pesticidas caseiros optam pelo uso do querosene e o adicionam à mistura com a água e a flor em pó. Se você não estiver pulverizando a solução sobre uma superfície inflamável, talvez possa tentar adicionar uma colher de sopa de querosene à mistura antes da pulverização.

O que você precisa

  • Flores de crisântemo
  • Água
  • 1 colher de chá de detergente
  • 1 colher de sopa de querosene
  • Gaze
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article