×
Loading ...

Piso laminado vs de bambu

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Muitas pessoas adoram o visual do piso de bambu, mas ficam desanimadas por causa do preço. O piso laminado, que é feito para parecer com produtos naturais como madeira, pedra, azulejo e até bambu, traz a possibilidade de você ter o visual que quer sem todo o custo. Apesar disso, os dois pisos são bem diferentes, e vários problemas devem ser levados em conta antes de decidir qual o melhor para sua casa.

O bambu é um tipo de grama, e valorizado como piso pelos ambientalistas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Propriedades do piso

Os pisos de bambu são feitos de caules das plantas de bambu. O bambu é uma grama, não uma árvore, então é considerado renovável, tornando-o uma escolha popular para pessoas preocupadas com o meio ambiente. Os caules, que são ocos, são cortados em tiras e colados juntos de várias maneiras, dando ao piso de bambu vários visuais diferentes.

Os pisos laminados são feitos ao se colar várias camadas de painéis de fibra, melamina e fotografias de alta qualidade do tipo de produto com que o chão se parecerá. As fotos são aplicadas ao painel de fibra e colocadas no lugar com uma camada protetora de plástico.

Loading...

Custo

De acordo com a revisão de preços de pisos da Sevice Magic em 2010, o preço do bambu é de três a quatro vezes maior que do laminado. O bambu quase sempre é instalado por profissionais, que também devem selá-lo. O piso laminado é fácil de se instalar, e geralmente isso é feito pelo dono da casa.

Durabilidade

O bambu é duro, e sua produção resulta em um produto que é extremamente difícil de se perfurar ou entalhar. Apesar disso, ele não é muito resistente a arranhões. Por essa razão, é sugerido que nenhum móvel seja arrastado nele, e em áreas em que cadeiras serão puxadas, como abaixo de uma mesa de jantar, um tapete deve ser usado. Ele também desvanece facilmente na luz do sol, então cortinas e outras coberturas sobre as janelas são recomendadas para filtrar a luz.

O chão laminado é resistente a arranhões, então é geralmente usado em áreas de muito tráfego. Ele também não desvanece. Apesar de ser difícil de se perfurar ou entalhar, ele não é tão duro quanto o bambu, significando que sapatos de salto alto, por exemplo, são mais perigosos em pisos laminados que de bambu, apesar de não serem recomendados para nenhum dos dois.

Se for seriamente danificado, o bambu pode ser consertado por ser um material sólido. Se a camada superior do piso laminado por danificada, ela não pode ser consertada, e deve ser removida.

Manutenção

O maior problema ao se manter pisos é o dano de água. O bambu é selado contra esse tipo de dano, mas apesar disso a água o danifica facilmente. Pisos laminados não são selados, e a água pode deixar danos significantes nele. O laminado não é recomendado em cozinhas nem banheiros por essa razão.

Nenhum desses pisos deve ser esfregado com um esfregão molhado. Eles devem ser regularmente varridos, esfregados com esfregão seco ou aspirados sem que as escovas batedoras sejam usadas.

Padrões de chão

Os padrões bambu dependem se os caules estão alinhados de lado antes de serem colados juntos, dando uma aparência de tiras, ou se são colocados planos com os "punhos", que são uma característica do bambu aparecendo. Alguns bambus são fervidos, tendo uma cor mais escura.

O chão laminado tem uma grande variedade de cores e padrões. A seleção varia de um fabricante a outro, então verifique com várias companhias antes de escolher o visual que mais lhe chama a atenção.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...