Mais
×

Os pisos laminados devem ser instalados na direção do comprimento do ambiente?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Antes de começar a assentar o piso laminado, você deve decidir em qual direção as tábuas serão instaladas. Esse tipo de piso pode ser instalado em qualquer sentido, mas antes de decidir, é preciso saber algumas informações importantes sobre a direção das tábuas.

O piso laminado pode ser instalado em qualquer sentido, mas existem algumas considerações (ULTRA F/Digital Vision/Getty Images)

Fonte de luz

Os profissionais recomendam instalar o piso laminado paralelo à luz que entra pelas portas e janelas. Se, por exemplo, a luz que entra pela janela incide no sentido do comprimento do ambiente, o piso deve ser assentado nessa direção. Se for no sentido da largura, o piso pode ser instalado seguindo essa orientação. Entretanto, outros pontos a serem considerados são as vigas no piso e os corredores.

Corredores

Os corredores geralmente ficam com uma aparência melhor quando o laminado é instalado no sentido do comprimento. Antes de começar a assentar o piso, posicione algumas tábuas pelo corredor no sentido do comprimento e da largura para escolher qual opção ficará melhor. Leve a fonte luz e as vigas do piso em consideração, bem como a qual ambiente o corredor leva. Se o laminado do cômodo estiver assentado no sentido da largura, os dois pisos devem seguir a mesma direção.

Vigas no piso

Os fabricantes recomendam instalar o piso perpendicular às vigas. Embora proporcione mais estabilidade, esse arranjo pode não ser a opção correta para o ambiente, depois de ter considerado as fontes de luz e os leiautes dos cômodos adjacentes, que são fatores importantes na hora de instalar o piso laminado.

Pisos com desenhos

Se você pretende criar desenhos no piso, como um formato octogonal, nesse caso não tem como escolher a direção das réguas. Será preciso começar a instalação no meio do cômodo e ir avançando em direção às paredes.

Outras considerações

Quando o piso laminado é instalado, é necessário deixar um espaço de cerca de 6 mm das paredes para permitir a contração e dilatação do piso com as mudanças de temperatura. O perímetro do piso laminado é coberto pelo rodapé ou por outro item, escondendo a área de expansão. Se você instalar o piso no sentido do comprimento ou da largura, deixe uma folga de 6 mm no perímetro, caso contrário o piso não terá o espaço necessário para dilatar e contrair. Nesse caso, o laminado começará a estufar, danificando o revestimento.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article