O que usar em pisos de madeira para fazê-los brilhar

Escrito por lisa chinn Google | Traduzido por ninah coracini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que usar em pisos de madeira para fazê-los brilhar
Um piso de madeira com brilho parece mais limpo e mais novo que um piso fosco (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Os pisos de madeira brilhantes parecem mais novos que os pisos foscos e têm uma qualidade reflexiva que alguns proprietários de casas gostam. Vários tipos de produtos contribuem para o brilho de um piso de madeira, incluindo acabamentos de pisos, produtos de limpeza e lustra-móveis. Preste atenção aos rótulos dos produtos para assoalhos para garantir que eles funcionem para pisos de madeira com o tipo de acabamento que você tem, pois os produtos incorretos podem danificá-los.

Outras pessoas estão lendo

Acabamentos para revestimentos

Os acabamentos para revestimentos de pisos vêm em intensidades diferentes de brilho, que vão do fosco ao brilho forte. Ao escolher um acabamento de piso, saiba que os acabamentos de revestimentos normalmente produzem mais brilho que os acabamentos penetrantes. No entanto, os proprietários podem usar um acabamento penetrante e depois encerá-lo e lustrá-lo para criar um pouco de brilho. Escolha um brilho normal ou mais forte deixá-lo mais brilhante e um acabamento acetinado para pouco brilho. Os especialistas da Michigan State University Extension recomendam um acabamento para revestimentos de poliuretano de óleo modificado, de fácil utilização. Use acabamentos de revestimentos sobre madeira natural; eles não costumam funcionar sobre outros acabamentos ou manchas.

Produtos de limpeza

Mantenha um piso o mais brilhante possível limpando-o regularmente. Varra com frequência e considere o uso de tapetes na frente das portas exteriores para impedir que as pessoas tragam sujeira em seus sapatos. Também use produtos de limpeza que funcionem para o tipo de piso específico, verificando os rótulos do fabricante. A utilização do tipo errado de produto de limpeza em um revestimento pode danificar o acabamento e deixar o piso menos brilhante. Depois de limpar o chão, seque-o para evitar que ele absorva a água e danifique a madeira.

Ceras para pisos

A cera líquida com base de solventes ajuda a remover a sujeira de pisos encerados e também deixa uma camada fina de cera para proteger e dar brilho ao assoalho. Cera em pasta também funciona na maioria dos tipos de pisos para proporcionar uma limpeza suave, enquanto protege e lustra. Os especialistas da Universidade do Tennessee aconselham ler o rótulo de uma cera para garantir que ela seja adequada para o tipo específico de piso.

Lustra-móveis

Os produtos de polimento para piso ajudam a dar brilho aos pisos de madeira, embora os proprietários devam usar o tipo certo de lustra-móveis para o tipo específico de piso e acabamento. Os lustra-móveis à base de água são melhores para pisos que toleram água. Alguns pisos vedados e com abacamento de revestimentos são impermeáveis. Entretanto, a maioria fica melhor sem água, e por isso os proprietários podem optar por um lustra-móveis a base de solvente. Para dar brilhar a um piso, removendo marcas de sapatos ou outras marcas, lustre o chão com um lustra-móveis para polimento. A maioria dos polidores e das ceras para pisos requerem algum polimento para ficarem brilhantes. Os lustra-móveis com autobrilho, no entanto, parecem mais brilhantes logo após secarem.

Polidores para pisos

Enceradeiras ou máquinas de polimento e feltros ajudam a dar brilho aos pisos de madeira depois que eles recebem uma nova camada de cera ou de lustra-móveis. Camadas novas de cera podem ficar escorregadias sem um bom polimento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível