Pistas de bowling caseiras

Escrito por steve johnson | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Pistas de bowling caseiras
Os amantes dos esportes levam-nos para suas casas (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Uma pista de boliche caseira pode ser muito básica ou muito complexa (mais parecida a uma real), dependendo da preferência do proprietário. As pistas comerciais e feitas profissionalmente podem custar muito dinheiro, mas existe uma alternativa fácil sem máquinas nem materiais de máxima qualidade.

Outras pessoas estão lendo

Questões básicas

Uma pista de boliche deve ter uma superfície nivelada para que a bola role corretamente. Também deve haver canaletas de ambos os lados, com profundidade e largura suficientes para que a bola possa cair. A pista normalmente possui 5 áreas: a dos pinos, as canaletas, a pista, a área de arremesso (approach) e a área do jogador. A área do jogador contém o rack de bolas, e o approach é a área onde o jogador se coloca para lançar a bola. A pista deve também ser elevada e possuir um deck para reduzir as possibilidades de que a madeira se entorte ou acumule umidade na parte inferior.

Dimensões

Uma pista de boliche profissional de 10 pinos necessita ter ao menos 27 metros de comprimento e 1 metro de largura; no entanto, você pode reduzir essas medidas para sua pista caseira, dependendo do espaço disponível, do tamanho da bola e dos pinos que você quiser usar. A pista verdadeira deve ter ao menos 18 metros, e os 9 restantes devem dividir-se ao meio entre a área do approach e a do jogador. Se puder pagar, compre ligações macho-fêmea de madeira dura, mais fácil de colocar porque cada tábua se conecta com a anterior.

Baseie o tamanho das canaletas no tamanho da bola que você usará. Uma bola para 10 pinos possui uma circunferência de aproximadamente 70 cm, portanto a largura e profundidade das canaletas deverá ter esse valor ou um maior.

Pinsetter (colocador de pinos)

As pistas de boliche comerciais modernas possuem "pinsetters" mecânicos, os quais são máquinas que arranjam os pinos e devolvem as bolas automaticamente. Você pode comprar um, mas eles são caros; para resolver o problema, deixe um espaço extra no final onde uma pessoa possa ficar em pé e pegar os pinos manualmente. O "pinsetter" também será responsável por devolver as bolas para a área do jogador através das canaletas.

Além disso, lembre de adicionar marcadores na área dos pinos para saber onde colocá-los. A distância "oficial" entre eles é de 30 cm de todos os lados, o que significa que cada pino deve estar ao menos a essa distância de todos os outros. Nessa configuração, as peças devem formar um triângulo equilátero.

Considerações e modificações

Uma pista de boliche caseira não precisa ser do tamanho de uma profissional, mas você é quem decide segundo suas preferências e dinheiro disponível. O ponto mais importante a considerar é que a bola deve viajar bem pela superfície e, portanto, esta deve ser nivelada e lisa. Modificações (por exemplo, oleosidade) podem ser feitas depois de envernizar e secar a madeira corretamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível