Como fazer placas de madeira queimadas

Escrito por carrie waller | Traduzido por raphael souza | 22/01/2016
Como fazer placas de madeira queimadas
Dê um toque bem pessoal a sua casa com placas customizadas de madeira (Carrie Waller)

Arte em placas de madeira dá uma repaginada nos tradicionais artigos de decoração com madeira. Felizmente, é fácil customizar e dar sua cara a essas peças. Você só precisa de um pirógrafo para escrever numa placa sua citação favorita ou o sobrebome da sua família. Este passo a passo é simples, e o resultado durará para sempre quando corretamente protegido e cuidado. Ao começar o trabalho, apenas tenha em mente que é necessário tomar cuidado para evitar ferimentos, pois a ferramenta pode causar queimaduras se for mal manuseada.

O que você precisará

  • Placa de madeira (pelo menos 2,5 cm de espessura)
  • Lixa grão 120 (opcional)
  • Pirógrafo
  • Verniz selador uretano
  • Pincel de esponja
  • Martelo
  • Suporte para quadros serrilhado e acessórios ou pregos
  • Prego de suporte de quadros leves para drywall
Como fazer placas de madeira queimadas
Organize todo o material que você vai precisar para o projeto (Carrie Waller)

Passo 1: Planeje e elabore o desenho

Se você comprou uma placa de madeira já cortada e tratada (por exemplo, lixada mas não envernizada), não será preciso lixá-la novamente. Entretanto, se você mesmo for cortar uma placa, deve lixá-la antes de começar o projeto.

Use um lápis ou caneta para criar o desenho em um borrão. Quando estiver satisfeito, use uma caneta para passar o desenho à superfície da placa de madeira.

Como fazer placas de madeira queimadas
Elabore seu desenho em um borrão de papel e então passe-o para a placa de madeira (Carrie Waller)

Passo 2: Queime o desenho

Use o pirógrafo para queimar a frase escolhida ou nome desejado na placa de madeira. Segure a ferramenta como se ela fosse um lápis tamanho família. Antes de começar para valer, você pode praticar na parte de trás da placa ou em outro pedaço qualquer de madeira se esta for a primeira vez que você utiliza o pirógrafo. Para começar, é melhor pressionar a ponta da ferramenta contra a madeira até senti-la "afundar" no material. Então, lenta e gentilmente passe o pirógrafo sobre as linhas que você desenhou. Normalmente, é mais fácil passar a ferramenta em direção ao seu corto (em vez de afastá-la) e girar a placa conforme for necessário. Faça como for mais cômodo para você.

Como fazer placas de madeira queimadas
Queime as palavras desejadas na madeira usando um pirógrafo (Carrie Waller)

Passo 3: Escureça o desenho

Não se preocupe se você vir (ou cheirar) fumaça. Isso é completamente normal. Quanto mais tempo você mantiver o pirógrafo em contato com a madeira (se estiver passando-o lentamente), mais escuras ficarão as linhas. Você pode ainda voltar às linhas já desenhadas para escurecê-las mais. Tenha em mente que o pirógrafo esquentará à medida que é utilizado, então você talvez precise pausar o projeto depois de algum tempo se ficar muito desconfortável segurar a ferramenta. Ela não deveria ser um perigo para você se for utilizada corretamente, mas pode ficar difícil usá-la por mais de 20 minutos. Quando terminar, deixe a placa resfriar completamente por 30 minutos.

Como fazer placas de madeira queimadas
Siga queimando a madeira até ficar satisfeito com o tom das linhas (Carrie Waller)

Passo 4: Sele a madeira

Abra e mexa uma lata de verniz uretano para aplicação com pincel. Use um pincel de espuma para aplicar uma ou duas demãos de verniz na frente da placa para dar a ela um textura levemente brilhante. Se for aplicar mais de uma demão de verniz, deixe a primeira secar por duas horas antes de passar a segunda. Se estiver pensando em pendurar a placa do lado de fora de casa, aplique verniz na lateral e na parte de trás da placa de madeira também. Deixe-a secar durante a noite depois de terminar.

Como fazer placas de madeira queimadas
Aplique verniz uretano na superfície da placa (Carrie Waller)

Passo 5: Monte o suporte

Dê a volta na placa de madeira e use um martelo e um dois pregos para fixar o suporte serrilhado para quadros na parte de trás da placa.

Como fazer placas de madeira queimadas
Use um martelo para fixar o suporte para quadros à parte de trás da placa (Carrie Waller)

Passo 6: Pendure a placa

Ponha um prego na parede com um martelo e pendure sua placa customizada. Se ela foi selada em todos os lados, você pode usar uma broca para alvenaria e um parafuso para pendurar a placa do lado de fora de casa, seja sobre tijolo ou pedra.

Como fazer placas de madeira queimadas
Pendure a placa na parede (Carrie Waller)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível