Placas de vídeo Radeon HD4650 Vs. GeForce GT230

Escrito por matt julington | Traduzido por diego silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Placas de vídeo Radeon HD4650 Vs. GeForce GT230
Algumas versões da placa Radeon HD 4650 funcionam nas placas-mãe mais antigas. (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

A AMD lançou a placa de vídeo ATI Radeon 4650 em 2008, e ela acabou se tornando popular, com dúzias de outras versões produzidas pelos parceiros de produção da AMD. A placa Nvidia GeForce GT 230 apareceu em 2009 em sistemas de usuários de PC como Hewlett-Packard (HP) e Gateway. A característica marcante da GT 230 é uma memória de vídeo de 1.5 GB. A Radeon 4650, diferentemente da maioria das placas de vídeos modernas, é oferecida no formato mais antigo AGP como também no formato PCI-Express 2.0, o padrão atual.

Outras pessoas estão lendo

GPU e velocidades de funcioamento.

A Radeon HD 4650 é baseada na unidade de processamentos de gráficos (GPU) RV730. O chip tipicamente roda a 600 MHz, conhecida como velocidade de funcionamento do núcleo da placa. A GeForce 230 GT, como muitas outras palcas de vídeo da série 200 da Nvidia para sistemas pré-montados, usa o modelo de GPU da empresa chamado de GT216, rodando a 500MHz. A Radeon HD foi tipicamente equipada com uma memória DDR2, operando a 400 ou 500MHz. Alguns modelos incluem as DDR3 mais rápidas, resultando em melhor performance. A 230 GT usa memórias DDR2 rodando a 500 MHz.

Memória e suporte DirectX

A GeForce GT 230 está equipada com 1.5 GB de memória, 512 MB ou mais que muitas outras placas de vídeo. Apesar da memória não ser particulamrente rápida, a maior quantidade é útil para alguns jogos. A HD 4650 inclui 1 GB de memória em muitos modelos, e tão pouco como 256 MB em alguns poucos modelos. Ambas as placas suportam a versão do DirectX 10 para sistemas Windows. Elas não suportam as últimas melhorias visuais do DirectX 11, que é oferecido com apenas um número limitado de jogos em seus lançamentos,

Saídas

A GT 230 inclui 3 saídas para a conexão a um monitor ou TV: DVI-I, VGA e HDMI. As placas 4650 GT tipicamente incluem duas saídas DVI e uma VGA, porém em alguns modelos a saída VGA é trocada por uma HDMI. Ambas as placas suportam imagens em alta definição.

Compatibilidade AGP

Enquanto as interfaces de vídeo das placas-mãe PCI-Express terem suplantado as interfaces de Saída Acelerada de Gráficos, milhões de PCs com encaixes AGP continuam em uso. As opções de melhoria de placa de vídeo para os usuários desses computadores mais antigos mais ainda produtivos são escassas. Os modelos Radeon 4650 AGP, ainda disponíveis abertamente por varejistas on-line desde 2011 por menos de R$ 200, são opções viáveis para essas pessoas.

Avaliação da performance

Verificadores descobriram que as duas placas são boas, mas estão longe de serem tecnologia de ponta. Por exemplo, a página PCMag.com, que tesou um computador de mesa Getaway com uma placa de vídeo GeForce 230 GT, diz que "ela é capaz de manter um jogo de tiro em primeira pessoa em resoluções e níveis de detalhes moderados, mas pecam ao se colocar os parâmetros máximos". A página de notícias e testes de placas de vídeo The Guru of 3D, nomeou a HD 4650 uma boa compra, dizendo que "as performances dos jogos são boas o bastante levando em conta o custo da placa".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível