×
Loading ...

Como fazer o planejamento das portas na sala de estar

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A colocação das portas que dão entrada à sala de estar deve funcionar bem com o fluxo do tráfego de pessoas. Planejar as portas corretamente também vai te ajudar a ter um espaço mais amplo para mobiliar a sala. As portas que entram na sala de jantar ou em corredores devem se encaixar bem na planta da sala de estar. Em adição a isso, você pode escolher instalar a porta de entrada da casa na sala de estar. Tome tempo para criar várias opções de como as portas serão colocadas para ver qual funciona melhor.

Instruções

A sala de estar pode ter várias portas (Living room image by MAXFX from Fotolia.com)
  1. Planeje colocar as portas que entram na sala nos cantos afastados, se possível. Deixe espaço no meio da sala livre de portas se abrindo para ter um fluxo melhor de pessoas e móveis. Esboce várias maneiras de colocar as portas, mas evite que elas se abram para dentro da sala. Ao invés disso, faça com que as portas se abram para fora, entrando nos cômodos adjacentes. Deixe também seções grandes da parede sem portas, para que possam ser instaladas prateleiras e outras decorações, se desejado.

    Loading...
  2. Use o mesmo estilo de design para todas as portas da sala. Inclua uma porta francesa dando para a sala de jantar como exceção a essa regra. Planeje comprar portas sólidas, com painéis de vidro ou designs especiais que sejam exatamente iguais para colocar nas paredes da sala de estar. Não coloque uma só porta diferente, já que ela se destacará de maneira negativa. Use portas que se misturem harmoniosamente com os rodapés e molduras, ao invés das que se destacam.

  3. Consulte livros e revistas de design para ver que tipos de portas são usadas em casas com as características arquitetônicas da sua. Use estilos que continuem apropriados com o tempo. Use papel milimetrado para medir cada abertura de porta e as esboce na planta. Faça com que cada porta tenha a mesma altura e largura, exceto a porta de entrada e as portas francesas, se possível.

  4. Revise os parafusos e dobradiças que serão colocadas nas portas. Não use acabamentos diferentes de metal em portas diferentes. Fique com acabamentos de latão ou de bronze, por exemplo, para deixar o visual coordenado. Use dobradiças na porta de entrada que combine com todas as outras. Planeje investir em molduras e sancas para as portas, se for apropriado. Não corte os custos comprando maçanetas baratas ou molduras de madeira para as portas, já que elas desvalorizam o visual geral da sala.

  5. Considere instalar uma porta de entrada dupla para a sala. Deixe espaço para painéis de vidro do lado, se possível. Revise os designs que combinam com seu tipo de casa, e nunca poupe no tamanho real da porta de entrada. Mantenha em mente que se a porta da frente for muito estreita, vai desvalorizar a aparência exterior da casa, e se ela for muito pequena, vai afetar também a ambientação geral da sala.

Loading...

O que você precisa

  • Fotos de portas
  • Livros de design
  • Revistas de reformas
  • Papel e lápis para esboço
  • Papel milimetrado
  • Seleção de molduras de portas
  • Conhecimento em estilos e designs de portas
  • Opções de maçanetas
  • Opções de dobradiças

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...