Mais
×

Planejando um funeral católico

Atualizado em 23 março, 2017

Quando um fiel católico morre, sua família planeja o funeral e o réquiem. A fé católica crê que o corpo seja o templo do Senhor e deve ser tratado com o máximo respeito durante os dias precedentes ao funeral, que deve ocorrer em solo sagrado. O falecido será relembrado e receberá orações durante a vigília e no réquiem. A intenção do réquiem é lembrar a todos da morte e ressurreição de Jesus Cristo.

A vigília

Na fé católica, a vigília é o serviço de oração feito para a alma do falecido assim como para os membros da família. É geralmente, mas não sempre, a noite da véspera do réquiem. Dependendo do desejo da família (e do falecido) a vigília pode ser em uma igreja ou em uma casa funerária. (Ver referência 1, parágrafo 2)

Em algumas vigílias, um membro da família, amigo ou pessoa da igreja (não ordenada) lidera a oração do rosário. O padre ou diácono fala na vigília, fazendo com que a família saiba que receberá orações por todo o tempo que for necessário. Além disso, a família pode escolher novas músicas litúrgicas cantadas pelo coral da igreja, por um amigo ou membro da família

Liturgia fúnebre

No réquiem, a Eucaristia, que nos lembra de como Jesus ofereceu a vida e o corpo para nós, é um elemento necessário. Na Última Ceia, Jesus transforma o pão e o vinho em seu corpo e sangue, prevendo o sacrifício que faria em breve. Antes de morrer, Jesus pediu a seus discípulos: "Tomai e comei do meu corpo... tomai e bebei o meu sangue." Isso se tornou uma lembrança de que os católicos celebraram ao longo dos séculos, desde a formação da primeira Igreja Católica. (Ver referência 2, parágrafos 15 e 16)

Para incentivar a participação ativa de todos na missa, a família geralmente é escolhe a música usada ​​pela congregação da igreja e pelos corais. A Igreja incentiva amigos e familiares do falecido a participar ativamente do réquiem porque essa participação aumenta o poder das orações para a pessoa que morreu. (Ref. 2, parágrafo 19)

Enterro

Quando o corpo é posto no túmulo, a família e os amigos o fazem na expectativa de que Deus o eleve assim como todos os outros mortos, à nova vida com Jesus (Ver referência 2, parágrafo 20). Os católicos acreditam que o corpo é o "templo do Senhor". Por conseguinte, como um todo, os católicos têm um grande respeito pelo corpo. (Ver referência 1, parágrafo 4).

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article