×
Loading ...

Como planejar um canteiro de flores

Atualizado em 23 março, 2017

Se o seu jardim está precisando de um pouco de cor, você pode considerar a possibilidade de plantar um canteiro de flores. Isso exige preparação, trabalho e dedicação, mas dá ao jardim um aspecto atrativo. Uma vez adaptado ao jardim, o canteiro requer pouca manutenção. Antes de começar a plantar, no entanto, você precisa fazer os preparativos e o planejamento, já que há alguns fatores que afetam o bom desenvolvimento e a sobrevivência do canteiro de flores no seu jardim.

Instruções

Prepare o canteiro antes de plantar as flores escolhidas (a yellow flower growing in the flower-bed image by alri from Fotolia.com)
  1. Comece o planejamento fazendo um desenho do seu jardim, indicando onde você quer plantar os canteiros e destacando os melhores locais para eles.

    Loading...
  2. Usando o marcador de textos, destaque no mapa as áreas que recebem luz solar direta, parcial e sombra. Dê uma volta no seu jardim para verificar o tipo de solo de cada uma das áreas destacadas, anotando por exemplo se ele é fofo, arenoso ou argiloso.

  3. Divida as flores que você quer plantar em categorias: uma para as que necessitam de luz solar direta, outra para as de luz parcial e uma terceira para aquelas que gostam de sombra. Isso vai garantir que você plante as espécies certas nas áreas correspondentes, garantindo melhores condições de desenvolvimento.

  4. Com um ancinho ou arado manual, retire todas as ervas daninhas e plantas que você não quer nos canteiros de flores; além de limpar o canteiro, esse processo também serve para arejar o solo e prepará-lo para as flores.

  5. Desenhe o perímetro dos canteiros usando tinta para grama, que pode ser de uma sobra de tinta para campo de futebol, se você já tiver em casa.

  6. Use a pá para criar o canteiro, cavando ao longo da linha pintada um contorno de 7 a 10 centímetros de profundidade; retire a grama e a terra cavada do canteiro e afofe a terra com o arado manual para prepará-la para o plantio.

  7. Plante primeiro as flores mais altas e maiores, que normalmente ficam na parte de trás do canteiro. Com uma pá pequena, cave um buraco para as raízes, coloque a flor no canteiro, cubra as raízes com terra e pressione o solo levemente, para fixá-las.

  8. Plante as flores menores da frente das maiores, usando o mesmo método.

  9. Regue o canteiro depois que tiver plantado todas as flores: as raízes precisam de água para sobreviver no novo solo. Coloque placas nas flores para orientar na rega; enquanto algumas flores precisam de muita água, outras variedades precisam de apenas um pouco para sobreviver.

Loading...

O que você precisa

  • Papel
  • Lápis
  • Marcador de textos
  • Ancinho pequeno
  • Arado manual
  • Tinta para grama
  • Pá pequena para plantio
  • Mangueira para regar

Referências

Loading ...
Loading ...