×
Loading ...

Como planejar um casamento: gestão de projetos

Atualizado em 17 abril, 2017

Planejar um casamento é emocionante, mas também pode ser estressante. Se manter organizado e eficiente, controlando o orçamento, cumprindo prazos e fazendo listas detalhadas de pendências ajudará a reduzir o estresse envolvido. Alguns casais optam por contratar uma assessoria de casamentos, mas não é necessário. Muitos casais tem planejado casamentos extraordinários por conta própria.

Instruções

Mantenha-se organizado e eficiente para planejar um casamento de sucesso (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Decida a data e hora do casamento. Se o casal pretende se casar em uma igreja, entre em contato com os responsáveis para confirmar a data e hora. Os responsáveis também devem lhe dar informações pertinentes sobre casamento na igreja, como documentos legais requeridos e, em alguns casos, aconselhamento pré-matrimonial com um padre. Se o casamento for acontecer fora de uma igreja, entre em contato com o responsável do local para confirmar os detalhes.

    Loading...
  2. Faça a lista de convidados. O número de convidados determinará quão grande ou pequeno seu casamento será, o que efetivamente determinará seu orçamento.

  3. Defina o orçamento. Faça uma lista dos custos do projeto de casamento, incluindo custos com floristas, fornecedores, estilistas, aluguel da igreja, fotógrafos, decorações, lembrancinhas, vestido de noiva, smoking, aluguel de limousine, diversões, etc. É sempre melhor colocar um extra no orçamento para despesas imprevistas.

  4. Encontre um programa de planejamento de casamentos on-line ou faça o seu, para ajudá-lo a seguir em frente, ficar dentro do orçamento e cumprir prazos previstos. Manter uma lista de pendências com detalhes de orçamento, prazos e tarefas futuras pode reduzir muito o estresse envolvido no planejamento de um casamento.

  5. Envie convites de "save-the-date" (reserve a data), especialmente, se é um casamento em locais afastados ou se você está convidando pessoas que moram fora da cidade.

  6. Finalize a lista de fornecedores e reúna-se com eles. Planeje um menu personalizado com o fornecedor da alimentação. Escolha um tema com o florista e o estilista do evento. Converse com o fotógrafo sobre suas expectativas acerca das fotos e quanto tempo você quer que ele fique no casamento. Ouça a banda e o DJ, para checar se são adequados ao casamento. Faça uma consulta com o maquiador, para testar o penteado e a maquiagem na noiva.

  7. Selecione a comitiva. Faça uma lista das madrinhas, padrinhos, damas de honra, pajens, celebrantes, meninas com flores e quem vai segurar a aliança. Atribua às madrinhas e aos padrinhos alguns deveres que vão ajudar a noiva a se preparar para o grande dia. Por exemplo, as madrinhas podem se encarregar de planejar a festa do chá de panela e um jantar especial. Também podem ajudar a noiva a escolher seu vestido.

  8. Escolha os convites e envie-os. Inclua um mapa com direções para o local do casamento para os convidados de fora da cidade.

  9. Tenha planos de contingências. Conforme o dia do casamento se aproxima, tenha um plano B, prevendo qualquer imprevisto. Por exemplo, você deve ter um plano alternativo se chover durante um casamento ao ar livre ou em caso do DJ ou fotógrafo cancelarem de última hora.

  10. Ligue para os fornecedores um dia antes do casamento para confirmar os detalhes. Fale com as madrinhas e padrinhos mais uma vez sobre suas tarefas antes, durante e depois do casamento. No dia do casamento, chegue cedo para garantir que os arranjos estejam no lugar e que todos fiquem preparados.

Loading...

Dicas

  • Designe tarefas para os pais da noiva e do noivo, assim como para madrinhas e padrinhos. Isso vai aliviar um pouco sua carga e fazê-los se sentirem importantes para o casamento.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...