Mais
×

Como planejar uma festa de primeira comunhão

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O sacramento da comunhão, em que você recebe a benção de Cristo através do pão e do vinho, é altamente valorizado em todas as igrejas cristãs, e o dia em que uma criança pode comungar pela primeira vez é um momento muito importante. Planejar a celebração dessa ocasião requer um trabalho árduo, mas fazendo-o por fases será mais fácil de realizar.

Instruções

Planejar a festa da primeira comunhão (Digital Vision/Photodisc/Getty Images)

    Escolha um local para a festa da primeira comunhão

  1. Complete a lista de convidados para determinar o espaço que necessita. A maioria dos locais profissionais utiliza mesas onde se sentam de oito a doze pessoas; por isso, para uma festa da primeira comunhão com cinquenta convidados, você irá precisar de um espaço onde possa colocar cinco mesas.

  2. Tenha em mente um espaço um pouco maior se planejar contratar uma banda ou um DJ. Um local com uma espécie de palco seria o ideal.

  3. Decida se os jogos farão ou não parte da festa. Se as crianças forem lançar balões ou fazer uma caça ao tesouro, é preferível realizar a festa em um jardim ou outro espaço ao ar livre, onde as crianças possam brincar de uma forma ativa.

  4. Se planejar fazer a festa em casa, você deve limitar a lista de convidados aos seus amigos mais chegados e aos membros da família.

  5. Se existir mais de uma criança fazendo a primeira comunhão, fale com o responsável da igreja para organizar uma celebração conjunta. Se assim for, a igreja poderá permitir que você faça a recepção no local.

    Planejar uma festa de primeira comunhão

  1. Planeje a festa da primeira comunhão para uma criança de sete anos se ela for católica. Essa é a idade ideal para a maioria das crianças católicas fazerem a primeira comunhão.

  2. Organize uma festa com um look um pouco mais antigo se a criança for protestante. A maioria das crianças protestantes faz a primeira comunhão entre os oito e os doze anos de idade.

  3. Leve também em consideração os adultos. Na maioria das festas de primeira comunhão participam famílias inteiras, o que mostra que convidados de todas as idades precisarão de entretenimento.

  4. Para a festa, escolha alimentos que irão agradar a todos. Por exemplo, você pode servir tiras de frango para as crianças menores, almôndegas para as crianças mais velhas e rigatoni cozido para os adultos presentes.

  5. Sirva bolo e sorvete. Glacê branco com uma decoração e inscrições religiosas é considerado tradicional.

  6. Decore o local com ornamentos temáticos de âmbito religioso. O branco, a cor da pureza, deve ser a cor principal, mas você pode animar mais a festa com uma grande faixa colorida, onde você pede a Deus que abençoe a criança, honrando esse dia tão especial.

Dicas

  • As crianças não se sentem deslumbradas com toalhas de mesa brancas e cristais. Uma celebração amorosa e personificada preparada pela família, igreja e amigos significará muito mais para ela do que uma festa dos sonhos. Deixe para impressionar os adultos em outra ocasião.

Aviso

  • Pesquise as tradições sobre a primeira comunhão em sua igreja para que você não ofenda os convidados, o pastor ou o padre. Por exemplo, muitas famílias católicas tradicionais esperam que a criança se vista de branco.

O que você precisa

  • Conhecimento das tradições da igreja sobre a comunhão
  • Lista de convidados
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article