Como planejar um flash mob de mulheres

Escrito por mary avant Google | Traduzido por amanda p. domingues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail

Pegue todo mundo de surpresa com uma performance excitante

Como planejar um flash mob de mulheres
Mulheres se juntam para um flash mob na Times Square (Jamie McCarthy/Getty Images)

A magia de reunir um grupo de pessoas com vários históricos, em algum tipo de performance pública espontânea, tem uma beleza intrínseca.

— Egan Orion, produtor executivo da One Degree Events

Amaioria das pessoas já viu um flash mob. Muitos participaram de um. De vídeos virais online, até danças incrivelmente coreografadas em espaços públicos por todo o mundo, esses eventos aparentemente espontâneos exigem planejamento e alguns "mobbers" dedicados, prontos para a diversão. Se você nunca participou de um, mas sempre quis, está na hora de pegar algumas de suas amigas favoritas e começar o flash mob.

Flash mobs definidos

Como planejar um flash mob de mulheres
O que começa com uma pessoa pode se tornar em um surpreendente e massivo flash mob (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Então, qual é o propósito de um flash mob? "Um flash mob é um acontecimento aparentemente espontâneo, com música, dança, canto e outras expressões artísticas," disse Egan Orion, produtor executivo da One Degree Events, agência de flash mobs e performances em massa.

Também conhecidos como "pegadinhas elaboradas" ou "entretenimento auto-organizado", os flash mobs parecem acontecer no impulso do momento, mas, na realidade, precisam de muito planejamento e organização, de acordo com a Dra. Judith Nicholson, professora assistente de estudos de comunicação na Universidade Wilfrid Laurier, em Ontário, Canadá.

Organização cuidadosa e detalhes excitantes levam a eventos que expressam alegria, chamam atenção a uma causa e simplesmente reúnem pessoas. Os flash mobs entretêm ou surpreendem o público, mas, oferecem, principalmente, uma maneira imprevista de entreter você mesmo e seus amigos.

Qual jeito melhor de criar momentos memoráveis com seus amigos, do que passar tempo juntos organizando, planejando e fazendo um flash mob? Siga os passos abaixo para passar um ótimo tempo com suas amigas e fazer parte de uma façanha que vocês falarão a respeito por anos.

Crie um conceito

Escolher uma ideia que você e seus amigos gostem é o aspecto mais essencial do processo de planejamento. Orian disse que o primeiro passo para planejar um flash mob é chegar num conceito único, que atraia uma audiência de massa. "Isso ajudará a recrutar pessoas para participar do flash mob com você, e também a chamar pessoas tanto online quanto pessoalmente," disse ele.

Quer você queira cantar um hit da Lady Gaga no meio de Las Vegas, ou dançar uma coreografia da Beyoncé em uma praça de alimentação de um shopping, certifique-se de escolher uma música, dança ou outro tipo de performance que as pessoas reconheçam e amem.

Também é divertido escolher um local ou ocasião agradável para realizar o flash mob.

"Casamentos são, sobretudo, um lugar divertido para fazer um flash mob, porque você pode envolver pessoas-chaves da festa para fazer parte do segredo," disse Orion, "e é uma manifestação de amor para o casal se casando".

Para fazer um evento só de garotas, tente fazer um flash mob para a festa de despedida de solteira de uma amiga, ou uma celebração de aniversário.

Espalhe a mensagem

Quando tiver decidido o que quer fazer, é hora de trabalhar na logística. Primeiro: espalhar a mensagem.

Você e suas amigas devem saber o local, a hora e a data em que desejam fazer o flash mob, mas isso pode não ser tão simples quanto parece. Os Flash mobs são produções em grande escala que podem levar semanas ou até meses para dar certo, segundo Staci Lawrence e Conroe Brooks, co-fundadores do Flash Mob America, uma organização que planeja e performa flash mobs ao redor do país.

As pessoas que organizam flash mobs têm que considerar como conseguirão licenças para se apresentar em uma certa locação, dizem Lawrence e Brooks, especialmente se um grande número de pessoas fizer parte do flash mob.

Consulte o funcionário adequado na sua locação escolhida para garantir que ele ou ela esteja disposto a deixá-lo usar o espaço. Uma vez que você fez os seus preparativos, comece a fazer com que as pessoas se envolvam. Se você está preparando um flash mob, Lawrence e Brooks recomendam reunir os amigos e a família pelas redes sociais e fazer com que eles também chamem seus amigos e familiares para participar.

Crie uma página no Facebook para o evento, ou envie um email com as informações essenciais sobre o flash mob, mas não com todos os detalhes, aconselha Orion. Guarde alguns deles com o seu grupo. "Data, hora e música são suficientes," disse ele. "Não diga o local até o último minuto. É bom guardar segredo. As pessoas gostam de fazer parte de um evento secreto, se forem as primeiras a serem privadas do segredo".

Aprenda os movimentos

Como planejar um flash mob de mulheres
Flash mob (Tim Whitby/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Agora que a notícia se espalhou, você está pronto para coreografar e ensaiar o número que o seu flash mob apresentará. Não importa o que o seu flash mob decida fazer - seja cantar uma música, representar uma cena, ou fazer uma dança - certifique-se que a apresentação seja breve, disse Nicholson, que recomenda usar um máximo de 10 minutos como regra.

Também é importante se certificar de ter um coreógrafo, professor vocal ou diretor de palco competente para lhe ajudar a planejar e executar o flash mob. "Planejar um flash mob leva tempo, energia criativa e pessoas com alguma experiência com música, dança, ou teatro," disse Orion.

Uma vez que você tenha a performance ou atividade planejada, você tem que ter certeza de que todos participantes do evento saibam a coreografia. "Crie vídeos para praticar, faça ensaios pessoalmente, alugue um sistema de PA e certifique-se de ter uma comunicação regular com os seus "mobbers", aconselhou Orion.

Peça para que os participantes passem tempo suficiente ensaiando sozinhos, para que possam aparecer preparados na hora dos ensaios, aconselham Lawrence e Brooks. Esse tempo juntos é perfeito para um grupo de amigos, pois é uma desculpa para se encontrar regularmente.

Estar preparado é a chave, asseguram Lawrence e Brooks, pois assim você poderá passar os poucos minutos que tiver para realmente realizar estando presente, e absorvendo as reações incríveis, sem se preocupar com qual passo de dança vem em seguida.

Entretanto, tenha em mente que você não precisa coreografar um evento que requer dança, canto ou outras habilidades específicas. Você pode planejar performances mais simples, como a rede de pegadinhas urbanas Improv Everywhere, conhecida por façanhas como "Dia sem calças", "Praia de black tie" e "Grand Central congelada", onde 200 participantes congelaram aonde estavam no saguão principal da estação de trem, em tempo coordenado, por cinco minutos. Os Improv Agents pararam no lugar ao mesmo tempo, em segundos. Um sincronismo cuidadoso como esse cria coesão e torna o momento mais memorável e divertido para uma multidão.

Obtenha sucesso

Como planejar um flash mob de mulheres
Para um flash mob bem sucedido, quanto maior a plateia, melhor. (Michael Loccisano/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Após dias, semanas, ou meses de preparação, finalmente é chegada a hora de fazer o seu flash mob.

"Quando tiver feito todo o trabalho, deixe o produto final ser o que deve ser," disse Orion. "Muitas vezes não é exatamente o que você pretendia, mas a magia de reunir um grupo de pessoas de vários históricos, em algum tipo de performance pública espontânea, tem uma beleza intrínseca."

Divirta-se e aproveite o momento com os seus amigos, e as reações daqueles em volta. Lembre-se: quando a coreografia ou a atividade chegar ao final, há uma regra importante a seguir: "Quando acabar, desapareça no meio da multidão como se nada tivesse acontecido," instrui Orion. Isso vai reforçar ainda mais a ideia de que a performance foi um evento repentino.

Também é importante lembrar de se certificar de haver uma plateia, disse Nicholson.

"Algumas pessoas pensam que é o tamanho da multidão que faz a diferença. Eu acho que, na verdade, é a visibilidade pela plateia que faz," ela explicou.

"É aquele antigo ditado: se uma árvore cai na floresta e não tem ninguém lá para ouvi-la, ela faz algum som? Bom, se há um flash mob e ninguém aparece para ver, ele realmente aconteceu?"

Embora este seja um bom argumento, se, no fim, você e seus amigos se divertiram, foi um flash mob bem feito.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível