Mais
×

Como planejar jardins em terrenos longos e estreitos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O objetivo de um paisagista geralmente é criar um espaço relaxante e atrativo ao olhar. Ao planejar um quintal longo e estreito, maximizar a área disponível é fundamental. Os três principais itens de um projeto de paisagismo para se prestar atenção são as cercas ou muros, as árvores ou arbustos altos, e os arbustos baixos ou flores. Ao combinar esses elementos, confere-se personalidade e profundidade ao jardim, fazendo com que o espaço pareça ser maior e mais amplo. No processo de planejamento, tenha em mente que rochas grandes, canteiros e lagos tomam muito espaço em jardins pequenos.

Instruções

Utilize um espaço pequeno plantando uma grande variedade de flores em uma área estreita (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Meça o comprimento e a largura do quintal, e em seguida desenhe-o substituindo metros por centímetros. Por exemplo, se o espaço disponível mede 7 x 3 m, desenhe um retângulo de 7 x 3 cm em um pedaço de papel.

  2. Coloque marcações em seu projeto, indicando quaisquer árvores altas, encostas de terra ou cercas que já existam no quintal e que não serão removidas, para poder planejar a partir desses elementos.

  3. Selecione uma área do quintal para a instalação de canteiros elevados de flores. Pense nos tipos de plantas que serão colocadas ao definir o local do canteiro; algumas espécies preferem o sol, enquanto outras preferem a sombra. Se seu quintal for inclinado, considere a construção de um pequeno muro de contenção em vez de um canteiro, pois ele não só nivela uma grande área para diversos usos, como faz o quintal parecer maior. Anote suas ideias no projeto.

  4. Acrescente um canteiro de flores estreito ao longo dos limites do quintal ou na frente da cerca, caso haja alguma. Isso suaviza a aparência das divisórias e as integra ao resto da paisagem. Plante algumas flores altas mais próximas da cerca e algumas flores baixas na frente delas. A colocação de plantas com diversas alturas faz com que um espaço pequeno pareça maior, dando-lhe uma sensação de profundidade.

  5. Plantes flores de cores frias, como azul e roxo. Essas cores tornam um pequeno espaço maior. Plante pequenas espécies arbóreas para trazer maior profundidade a um jardim pequeno sem sobrecarregar o espaço.

  6. Crie um ponto focal principal que chame a atenção. Ele não precisa estar necessariamente no centro do quintal; um pequeno jardim de pedras deslocado para um lado atrai o olhar em direção a ele, fazendo com que o espaço pareça ser mais largo. Um pequeno lago ou fonte de água colocada em um dos cantos do jardim, rodeado por pequenas flores, também chama a atenção.

  7. Compre alguns elementos de decoração de jardins. Bacias para pássaros, pequenas estátuas e bancos são itens que se integram ao projeto paisagístico, atraindo o olhar para o jardim.

O que você precisa

  • Trena
  • Papel grande
  • Flores altas
  • Flores baixas
  • Flores de cores frias
  • Pequenos pinheiros ou similares
  • Tanque de água para lago
  • Fonte
  • Bacia para pássaros
  • Pequenas estátuas
  • Banco
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article