Comportamento

Como fazer planetas e o sistema solar com massa de modelar

Escrito por kay trillos | Traduzido por mariana piastrelli lauria
Como fazer planetas e o sistema solar com massa de modelar

O vasto espaço do sistema solar deve ser representado em centímetros no seu modelo

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Recriar o sistema solar com massa de modelar pode parecer uma tarefa bem fácil, já que muitos de nós aprendemos a enrolar massinha ou argila muito antes de sermos capazes de falar. No entanto, criar uma representação exata do sistema solar é mais difícil quando se trata de reproduzir os planetas de forma real e dentro da escala correta, tanto no tamanho dos planetas quanto na distância entre eles. Milhões de quilômetros devem ser condensados em centímetros e algumas alterações devem ser feitas, já que recentemente Plutão foi desconsiderado como planeta, o que torna a construção do sistema mais fácil. Se você construísse o seu modelo com um sol de 12 cm, para ser verdadeiramente preciso, a representação de Mercúrio deveria ser de 0,04 cm de diâmetro e Netuno estaria a mais de 540 m de distância. Já que uma representação verdadeira é impossível de alcançar, concentre-se em criar o modelo com a maior precisão possível, enquanto as informações adicionais podem ser incluídas ao lado da representação de cada planeta.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Bola de espuma de plástico
  • Placa de espuma
  • Tinta preta
  • Cavilhas de madeira
  • Palitos de dente

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Faça o sol usando massinha amarela. O sol é muito maior do que qualquer outro corpo do nosso sistema solar, por isso é mais fácil recriá-lo usando uma bola de espuma de plástico, geralmente disponível na seção de flores da maioria das grandes lojas de artesanato. Uma bola de 20 cm de diâmetro deve ser coberta com massinha amarela brilhante.

  2. 2

    Crie Mercúrio usando massa de modelar cinza. Ao contrário da crença popular, Mercúrio aparece principalmente cinza devido ao fato de ter pouca atmosfera e uma superfície rochosa. Se estivesse dentro da escala exata do seu Sol, ele teria 0,07 cm de diâmetro e estaria a 8,2 m a partir do Sol. Uma vez que criar um sistema totalmente em escala não é prático, tente se concentrar nos aspectos gerais de cada planeta. Mercúrio é o menor de todos os planetas e o mais próximo do Sol. Sua distância da estrela é relativamente pequena, se comparada com os planetas que estão mais longe.

  3. 3

    Faça Vênus usando massinha amarela e branca enroladas juntas. Vênus tem uma atmosfera de nuvens de ácido sulfúrico que dão a aparência predominante de um amarelo suave, é cerca de três vezes maior do que Mercúrio e orbita relativamente próximo a ele.

  4. 4

    Use massa azul e verde para fazer a Terra. A maior parte da Terra é composta por água, fazendo com que o planeta pareça uma grande esfera azul. Você pode adicionar pontos brancos para recriar a aparência das nuvens. A Terra está próxima a Vênus e orbita também muito próximo a ele.

  5. 5

    Faça Marte com massinha vermelha e laranja. Ele tem um pouco mais da metade do tamanho da Terra e, ao mesmo tempo em que orbita relativamente perto da Terra e do Sol, é mais distante de nós do que Vênus.

  6. 6

    Use massa laranja e branca em faixas horizontais para criar Júpiter. Ele o maior planeta do nosso sistema solar, tem mais de 10 vezes o diâmetro da Terra e orbita perto de Marte.

  7. 7

    Faça Saturno usando massa de um amarelo claro. Saturno é outro planeta enorme, tem mais de oito vezes o tamanho da Terra e é famoso por seus anéis. Para criar os anéis de Saturno, enrole um pouco de argila amarela e cuidadosamente corte-a em um círculo com um buraco no centro, grande o suficiente para caber seu planeta. Fure vários palitos em Saturno formando um círculo em torno do centro do planeta e em seguida coloque o anel no topo. Saturno orbita muito perto de Júpiter.

  8. 8

    Use massinha azul clara para criar Urano. Urano e Netuno são ambos muito maiores do que os outros planetas, mas não tão grandes quanto os gigantes Júpiter e Saturno. Urano tem cerca de três vezes e meia o diâmetro da Terra. A órbita dele é muito mais longe do Sol do que todos os outros planetas que você fez até agora. Tem uma distância do Sol de mais de duas vezes a do seu vizinho Saturno.

  9. 9

    Crie Netuno usando massa de modelar azul, como você usou para fazer Urano. Eles são similares em tamanho e Netuno também orbita distante do sol. A distância entre Urano e Netuno é um pouco maior do que a diferença entre Saturno e o Sol.

  10. 10

    Pinte um pedaço de placa de espuma preta para representar o espaço. Usando palitos ou cavilhas de madeira, fixe os seus planetas na placa de espuma, enfiando uma extremidade na base do planeta e a outra na placa de espuma. Cole tudo no lugar usando cola quente.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media