Mais
×

Plano de ação de trabalho em equipe para melhorar o ambiente de trabalho

Atualizado em 23 março, 2017

Quando os funcionários agem em conjunto uns com os outros, o trabalho em equipe pode ser inestimável para a operação da empresa. O segredo para esse sucesso é ter um plano de ação de trabalho em equipe, no qual os empregados colocam em prática seus esforços para realizá-lo. Incluir os funcionários no desenvolvimento de um plano de ação de trabalho em equipe garante sua compreensão das expectativas, bem como sua participação no sucesso da empresa.

A inclusão dos membros da equipe na criação do plano garante a eles a participação ativa (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Forneça um aviso claro

Envie notificações aos funcionários que estarão envolvidos na concepção do plano de ação de trabalho em equipe. Dessa forma, em uma pequena empresa, pode-se incluir todos os trabalhadores; em empresas maiores, chefes de departamento ou representantes indicados por votação podem ser convidados para a reunião. Inclua o propósito da reunião no convite para a participação. Deixe que potenciais participantes saibam que a finalidade dessa reunião é o desenvolvimento de um plano de ação de trabalho em equipe. Peça a eles para trazerem suas sugestões para a reunião no dia marcado.

Vá direto ao assunto

Permitir que os membros da equipe expressem suas opiniões sobre os problemas que veem em suas áreas de trabalho ajuda a chegar ao cerne da questão. Uma vez que essas questões são expressas e escritas em uma lousa, as soluções podem ser examinadas. Com isso, deve-se ficar claro que nenhuma repercussão acontecerá para expressar tais questões.

Inclua os funcionários

Seja o plano de ação concebido pelos funcionários em conjunto ou por seus representantes nomeados, incluir os colaboradores na criação do projeto garante a eles a participação ativa sobre o sucesso ou fracasso dele. Quando participam ativamente do processo, eles normalmente trabalharão duro para garantir que se tenha êxito. Ao garantir que os funcionários trabalhem em conjunto para desenvolver um plano de ação para melhorar o trabalho em equipe, a empresa prepara o palco para os esforços provenientes de cada um.

Encontre soluções

Uma vez que a equipe estiver montada e as preocupações sobre o que não está funcionando dentro da organização estiverem listadas, os membros podem encarar essas questões uma de cada vez e desenvolver soluções. Por exemplo, se as chamadas de atendimento ao cliente não estão sendo retornadas rapidamente, o plano de ação de trabalho em equipe pode ser a inclusão de um período de tempo obrigatório para retornar as chamadas. As soluções, juntamente com medidas para realizá-las em seguida, são listadas no plano de ação de trabalho em equipe. A continuação das ações que já estão funcionando também devem ser incorporadas ao plano.

Crie uma estrutura coesa

Uma pessoa nomeada pelo grupo deve anotar os elementos acordados para o novo plano de ação de trabalho em equipe. Isso deve ser digitado e enviado para os participantes para que leiam e indiquem as alterações necessárias. Uma reunião de acompanhamento com todos os participantes proporciona a oportunidade de discussão sobre quaisquer outras mudanças necessárias.

Compartilhe o plano com a equipe

Todos os funcionários devem receber uma cópia do plano de ação de trabalho em equipe. É uma boa ideia que cada funcionário assine ou confirme por e-mail que recebeu e leu o plano. Ele deve ser implementado dentro de um dia após ter sido comunicado aos funcionários.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article