Plano de aula para o Ensino Fundamental sobre os tipos de comunidades

Escrito por marie liberty | Traduzido por fernanda araújo
Plano de aula para o Ensino Fundamental sobre os tipos de comunidades

É importante que as crianças saibam o significado da palavra "comunidade" antes de você ensiná-las sobre cada uma delas

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Para ensinar os alunos do Ensino Fundamental sobre os diferentes tipos de comunidade, é necessário que eles entendam o significado da palavra "comunidade". Para alguns, uma comunidade significa vizinhança e, para outros, um grupo de pessoas. Uma comunidade também pode significar partes de um estado, cidade ou país, baseada em sua agricultura, população, habitação e condições econômicas. Essas comunidades são divididas em rural, urbana e suburbana. Fazer uma colcha de retalhos das comunidades é uma ótima maneira de mostrar aos alunos cada tipo de comunidade.

Outras pessoas estão lendo

Introdução às comunidades

Pergunte aos alunos o que ou quem eles viram no caminho para a escola. Eles viram um motorista de ônibus, um policial, um fazendeiro ou um guarda de trânsito? Eles viram prédios altos, casas, fazendas ou lojas? Essa atividade fará com que eles comecem a ter uma noção sobre o que é uma comunidade e se preparem para a aula.

Materiais necessários

Colchas de retalhos são geralmente feitas com tecido, mas a que você fizer em sala de aula será feita com cartolina. Cada aluno precisará de um pedaço de papel, tesoura, giz de cera, canetinhas, adesivos e cola ou fita adesiva.

Agrupamento dos alunos

Separe a sala em grupos de quatro pessoas e dê a cada aluno uma folha de cartolina. Cada grupo pesquisará um país diferente. Assim que cada grupo receber seu país, cada membro ficará com uma tarefa. O primeiro desenhará e escreverá alguns fatos sobre o país que seu grupo recebeu, por exemplo: vegetação, agricultura, cultura, população, clima, habitação ou outros fatos. A segunda pessoa desenhará e escreverá alguns fatos sobre a população rural; a terceira, sobre a urbana, e a quarta sobre a suburbana. Assim que eles completarem suas tarefas e etiquetarem seus quadros – país, áreas rurais, áreas urbanas e áreas suburbanas – juntarão os quatro pedaços da cartolina e formarão um grande quadro.

União da sala

Assim que os grupos terminarem e tiverem completado seu próprio quadro, eles juntarão com os outros quadros dos outros grupos para fazer uma grande colcha de retalhos. Deixe que os alunos discutam sobre o que pesquisaram. Em que os países se assemelham e em que eles se diferem? Faça com que eles prestem maior atenção às similaridades entre o Brasil e os outros países. Essa aula não ensinará apenas sobre comunidades, mas também sobre outros países e isso é uma ótima introdução para tratar das culturas que existem no mundo.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media