on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Plano de aula sobre animais de estimação para crianças da pré-escola

Atualizado em 17 abril, 2017

Crianças pré-escolares são curiosas a respeito de seres vivos e gostam de atividades com animais. Aulas sobre isso proporcionam aos alunos a oportunidade de aprender atitudes respeitosas em relação a eles. Como crianças geralmente ficam entusiasmadas demais ao interagir com os bichos, todas devem aprender a fazer isso de forma segura. Essas atividades são boas para crianças que têm animais de estimação, mas também são ótimas para aquelas que cuidam somente de seus bichinhos virtuais e de pelúcia.

Ter um animal de estimação na pré-escola é uma ótima maneira de envolver as crianças (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Diferentes tipos de animais de estimação

Conversar sobre diferentes tipos de animais de estimação é uma maneira de promover as habilidades de observação. Leia histórias sobre espécies variadas, como cachorros, gatos, ratos, pássaros e peixes. Use-as para falar sobre o que diferentes tipos de animais podem fazer; alguns, por exemplo, se escondem em bolsos, enquanto outros conseguem escalar árvores. Compare seus diferentes formatos e diga às crianças para desenharem seus bichos favoritos, pedindo-lhes para dividir os desenhos em diferentes grupos de acordo com suas características, como caudas, garras e asas.

Loading...

Filhotes

Filhotes normalmente hipnotizam crianças pré-escolares. Ensinar como são os pais de um desses bichinhos é uma maneira divertida de fazê-los compreender os ciclos da vida. Use revistas e permita que as crianças cortem figuras de filhotes e de animais maiores. Cole as imagens em uma grande cartolina, usando-as para explicar como os bebês podem ser diferentes de seus pais. Ensinar as crianças a se importar com eles é uma forma de fazê-las entender que eles têm necessidades diferentes das dos seres humanos. Explique como cuidar de um filhote e o que eles comem.

Atividades numéricas

Atividades matemáticas pré-escolares devem estimular as crianças a explorar os números diante de várias situações do dia a dia. Contar quantas pernas e manchas os animais têm é uma maneira divertida de entender suas diferenças e semelhanças e de desenvolver habilidades com os números. Use cartões postais ou imagens da internet. Procure fotos de animais com características fáceis de enumerar, como manchas e listras, e peça para que as crianças façam dois cães e ossos com massinha de modelar ou argila. Diga-lhes para dividir os ossos e dar aos cachorros uma quantidade igual deles ou mais a um do que a outro.

Bichinhos de pelúcia

Faça uma semana do bicho de pelúcia, na qual as crianças possam levar seus ursinhos, cachorros e dragões. Deixe que elas exibam seus bichinhos e falem a respeito deles, como por exemplo seus nomes e características. Use o brinquedo para explicar como se deve cuidar de animais de estimação. Invente pequenas histórias sobre cada um, incluindo ideias de como cuidar deles, e use rimas para ajudar as crianças a memorizá-las.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...