Plano de aula sobre os cinco sentidos para crianças

Escrito por robin hawkins | Traduzido por aline freixo
Plano de aula sobre os cinco sentidos para crianças
Ensine aos seus alunos sobre os cinco sentidos isolando cada um deles (Thomas Northcut/Stockbyte/Getty Images)

Os nossos cinco sentidos nos informam sobre o mundo à nossa volta. Nós aprendemos melhor quando podemos usar os cinco ao mesmo tempo. Realize atividades que permitam às crianças observarem cada sentido. Tente isolar cada um e ensinar como eles trabalham em conjunto para informar os alunos sobre o que está acontecendo ao redor deles.

Audição

Para preparar essa aula, reúna objetos que emitam som e se posicione atrás de uma estante ou parede, de modo que os alunos possam te ouvir, mas não te ver. Reveze os tipos de sons, como o toque de um sino, o bater de palmas ou o estalar de dedos. Peça para os alunos tentarem identificar o que está provocando cada som. Ao final da aula, escreva em um pedaço de papel. Como essa ação quase não provoca ruído algum, os alunos não poderão dizer com certeza o que você está fazendo. Isso provará que, sem a audição, os alunos precisam depender de outros sentidos.

Visão

Para ilustrar uma aula sobre a visão, os alunos deverão descrever um objeto usando apenas esse sentido. Pegue uma folha e peça para os alunos descreverem o formato, a textura e a cor usando números e outros adjetivos, sem jamais tocá-la. Descrever traços como a textura sem usar o sentido do tato poderá ser mais difícil do que parece.

Olfato e paladar

Os sentidos do olfato e do paladar podem ser isolados, porém ambos trabalham juntos. Reúna um pouco de comida e itens da casa como uma banana, morangos, limão, pepinos, flores, grama e um sabão. Enquanto cada aluno se reveza tendo os olhos vendados, peça para que tentem adivinhar os itens pelo cheiro, sem olhar ou tocar. Peça para os alunos ainda vendados provarem somente os itens comestíveis, primeiro tampando os narizes e depois sem tampá-los. Os alunos perceberão que a comida tem um gosto mais forte quando podem também sentir o cheiro dela.

Tato

Embora possamos ver pelos olhos, ouvir pelos ouvidos, cheirar e degustar pelo nariz e a língua, somos capazes de sentir com todo o corpo. Isole o sentido do tato colocando vários objetos diferentes em um saco de papel. Peça para os alunos colocarem a mão dentro do saco e, sem pegar o objeto para olhá-lo, identifiquem o que têm nas mãos. Após dar um palpite, o aluno pode pegar o objeto e verificar se estava correto. Essa criança deve então passar o saco de papel para o colega e pedir para que ele encontre um objeto que seja ou maior ou menor que o primeiro.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível