Plano de aula sobre estrutura da célula

Escrito por diane todd | Traduzido por fabrício basílio o. de souza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Plano de aula sobre estrutura da célula
Plano de aula sobre a estrutura da célula

Uma introdução aos fundamentos da biologia começa com uma aula sobre a estrutura da célula. A célula é o menor componente da vida e é muito variada; entretanto, todas as células são similares na composição. Um plano de aula inicial sobre a estrutura da célula deve incluir um diagrama com vocabulário e definições, bem como uma visão geral das funções básicas. O plano deve terminar em uma atividade que reforça a informação.

Outras pessoas estão lendo

O que é uma célula

Comece o plano de aula com uma descrição básica da célula. Uma célula é a menor forma de vida. Todo ser vivo é composto de células. Animais e plantas são feitos de células. As células podem também existir sob sua própria forma como em amebas e bactérias. As células pode se dividir e se multiplicar. Peça aos alunos que pensem em seres vivos e discuta e compare quantas células estão em suas composições.

Existem dois tipos de células. Um tipo não tem núcleo. Elas são chamadas de células procarióticas. Estas são os organismos unicelulares. O outro tipo tem um núcleo. São chamadas de células eucarióticas. Elas são o tipo de células que compõem os animais. Este plano de aula é sobre as células eucarióticas.

Introdução ao vocabulário

Depois, desenhe um diagrama da célula para os alunos verem. Comece desenhando um círculo oval e imperfeito. Isto é a célula. No centro do círculo, desenhe um círculo imperfeito. Identifique-o como o núcleo. Identifique a parede celular da membrana plasmática. Dentro da parte principal da célula, desenhe pequenos pontos e identifique-os como lisossomos. Também desenhe pequenos círculos ovais em volta e identifique-os como mitocôndria. Finalmente, outras duas estruturas existem dentro da parede celular. Há um conjunto de bolsas chamado de complexo de Golgi (ou golgiense) e outra chamada de retículo endoplasmático.

Defina as funções

Uma vez que seu diagrama estiver desenhado e identificado, ofereça a seus alunos descrições de o que cada parte da célula faz. A membrana é a pele exterior que serve como proteção e designa a entrada e a saída de fluidos e nutrientes necessários. Os ribossomos sintetizam proteína. Os lisossomos ajudam na digestão dos nutrientes e a mitocôndria fornece energia. O retículo endoplasmático serve como o transporte de carga para todas as áreas da célula. O complexo de Golgi cria, altera e armazena produtos químicos dentro de suas bolsas.

Atividade para se envolver na aula sobre estrutura celular

Uma vez que as partes da células estão identificadas e definidas. traga esta lição a vida de seus alunos permitindo que eles possam fazer suas próprias células. Distribua barro colorido, palitos e minúsculos pedaços de papel. Peça aos alunos que façam suas próprias células com todas as partes. Os palitos e o papel são para ser usados para identificar cada componente. Podem fazer individualmente ou em grupos. Este projeto irá promover a compreensão e memorização da matéria.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível