×
Loading ...

Como fazer um plano de aula sobre a lavagem das mãos com adaptações para crianças excepcionais

Atualizado em 17 abril, 2017

É simples ignorar a necessidade de adaptação de um plano de aula sobre lavagem de mãos para crianças excepcionais. De acordo com o site "Teacher Vision" (consulte a seção "Referências"), existem seis categorias comumente usadas para as crianças com necessidades especiais: intelectual, comunicativa, sensorial, comportamental, física e múltipla. Essas categorias incluem deficiências emocional e física; algumas crianças podem ter um conjunto delas. As crianças aprendem diferentemente, mas todas precisam aprender sobre higiene. Faça pequenas mudanças no seu plano de aula para garantir que cada criança entenda o processo de lavagem de mãos.

Instruções

Você pode adaptar seu plano de aula para crianças com necessidades especiais (Pixland/Pixland/Getty Images)
  1. Escreva seu objetivo. Inclua um tempo estimado para cada aula e os itens necessários. Seu objetivo é ensinar às crianças como lavar as mãos. Ao ensinar a crianças especiais, planeje estender a lição algumas semanas e revê-la durante o ano. Incluir os itens necessários para completar a aula garantirá um substituto que poderia ensinar facilmente na sua ausência.

    Loading...
  2. Baseie seus planos de aula nas crianças excepcionais de sua classe. Se uma criança não enxerga, você precisará usar métodos diferentes dos usados com uma que não ouve. Anote suas ideias.

  3. Divida a aula sobre lavagem de mãos em partes: fazer água quente, desinfetar as mãos e enxaguar o sabão. Ensine às crianças como fazer água quente. A água quente não é um requisito para alcançar a limpeza das mãos, mas remove óleo e gordura mais rápido do que a água fria. Enrole as alças das torneiras com a fita adesiva vermelha ou azul. A vermelha significa água quente e a azul, fria. Ajuste as torneiras para fazer água quente. Pratique com cada criança até cada uma conseguir facilmente realizar a ação. Incentive-as oferecendo prêmios, como adesivos ou lápis, para realizar a atividade. Pratique esfregar sabão nos cantos das mãos de cada criança. Mostre a elas como enxaguar o sabão das mãos.

  4. Mostre às crianças o que você espera e lave suas mãos na frente delas. Coloque um pouco de sabão nas suas mãos e comece a esfregá-las entre os dedos, nas palmas e atrás. Cante "Parabéns para você" para dar às crianças uma ideia do tempo aproximado que leva para remover as bactérias das mãos, que é, normalmente, entre 20 e 30 segundos. Seque suas mãos com um papel-toalha e use-o para desligar a água.

  5. Auxilie as crianças. Coloque suas mãos em cima das delas. Ajuste a água até ficar quente. Bombeie sabão nas suas mãos e esfregue-as. Esfregue o dorso, a palma e entre os dedos. Cante "Parabéns pra você" com a criança. Enxágue o sabão. Pegue um papel-toalha, seque as mãos e desligue a água com ela. Repita o processo o máximo possível durante o dia para incutir o processo na mente das crianças.

Loading...

Dicas

  • Você pode dar às crianças uma toalha especial que só pode ser utilizada ao lavar as mãos, para enfatizar a importância de uma boa higiene.

O que você precisa

  • Fita adesiva vermelha e azul

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...