Plano de dieta lacto vegetariano

Escrito por pam murphy | Traduzido por maria renata c. m. siqueira
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Plano de dieta lacto vegetariano
Uma dieta lacto-vegetariana inclui produtos lácticos. (got milk image by Leticia Wilson from Fotolia.com)

Dietas vegetarianas, com a exceção de dietas semi-vegetarianas, excluem carne, aves e peixes. Dietas lacto ovo-vegetarianas e dietas lacto vegetarianas incluem alguns produtos de origem animal que não a carne. Um plano de alimentação vegetariana balanceada proporciona uma maneira saudável de conseguir todos os nutrientes necessários em sua dieta, assim como diminuição da ingestão de gordura e colesterol, segundo a Associação Americana do coração.

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Identificação

Uma dieta lacto-vegetariana consiste em produtos lácticos e vegetais, de acordo com a Medline Plus. A diferença entre a dieta lacto-vegetariana e a lacto-ovo-vegetariana é que a primeira não inclui ovos. Uma dieta vegetariana que exclui todos os produtos de origem animal, incluindo ovos e laticínios, é chamada de dieta vegan.

Lacto-vegetarianos incluem algumas vezes todos os produtos lácticos em sua dieta, mas também podem deixar de lado alguns produtos específicos como queijo e manteiga. Qualquer inclusão ou exclusão de laticínios é mais uma questão de preferência do que uma prescrição das dietas lacto-vegetarianas.

Plano de dieta lacto vegetariano
A inclusão ou exclusão de laticínios em geral é uma questão de preferência. (cheese selection image by Shirley Hirst from Fotolia.com)

Concepções errôneas

Alguns pensam que faltam nutrientes essenciais em dietas vegetarianas, entretanto, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, os vegetarianos que fazem uso de uma boa variedade de alimentos podem facilmente alcançar as recomendações nutricionais.

No "Nova guia de alimentação para vegetarianos norte-americanos", baseado na posição da Associação Americana de Dietéticos e dos Dietistas do Canadá sobre dietas vegetarianas, mostra uma pirâmide alimentar para identificar uma nutrição balanceada e encorajar a variedade. Lacto-vegetarianos podem facilmente encontrar as necessidades de proteína para uma dieta saudável.

Plano de dieta lacto vegetariano
Dietas lacto-vegetarianas são ricas em proteína e outros nutrientes. (Vegetarian food image by Bartlomiej Nowak from Fotolia.com)

Características

Vegetarianos, inclusive os lacto-vegetarianos deveriam buscar incluir fontes de cálcio, ferro, proteína, vitamina B12 e vitamina D em sua alimentação, de acordo com a Associação Americana de Dietéticos. Se você come uma variedade de laticínios, legumes, nozes, vegetais, frutas secas, cereais enriquecidos e sucos, você deve ter a nutrição que precisa. Incluindo vegetais verde escuro, batatas com casca, sementes, feijões secos e integrais em sua dieta regularmente.

Plano de dieta lacto vegetariano
Escolha alimentos variados. Dando preferência a cereais integrais e enriquecidos. (Healthy lunch with whole meal bread, fruit vegetables and milk image by Ivonne Wierink from Fotolia.com)

Exclusões

Já que em uma dieta lacto-vegetariana não se come ovos, leia os rótulos para ver se os substitutos da carne como os hambúrgueres vegetarianos entram em seu plano. Por muitas vezes, os hambúrgueres vegetarianos, salsicha e outros análogos da carne contem ovos. Para cozinhar, você pode comprar um substituto do ovo em uma loja de produtos naturais. Você também pode algumas vezes retirar o ovo de uma receita sem precisar substitui-lo. Panquecas, por exemplo, podem ser feitas sem ovos.

Vegetarianos normalmente excluem produtos contendo gelatina, que é um derivado do colágeno do animal. Alguns produtos contem uma gelatina vegetariana derivada do Ágar-Ágar, um extrato de alga marinha. Leia o rótulo para ter certeza.

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Leia os rótulos dos alimentos para ver se incluem ovos ou colágeno animal. (water facts image by Kimberly Reinick from Fotolia.com)

Considerações

Os benefícios de uma dieta lacto-vegetariana incluem saudabilidade, alimentação baseada em folhas e aumento da saúde. Entretanto, seguir uma dieta vegetariana não garante que você terá uma saúde melhor e melhora nos seus hábitos alimentares. Para melhores resultados, foque em uma nutrição balanceada e evite alimentos de alta calorias, de baixo nutrientes, assim como em todo plano alimentar saudável. Sem planejamento adequado, você pode acabar não alcançando suas necessidades nutricionais e comendo ou muito pouca ou muita caloria.

Plano de dieta lacto vegetariano
Procure montar refeições com pratos coloridos e com baixo teor de gordura e sódio. (Vegetarian Sandwich image by JJAVA from Fotolia.com)

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