Plano de dieta saudável para crianças ganharem peso

Escrito por erin carson | Traduzido por gilber de oliveira sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Plano de dieta saudável para crianças ganharem peso
Adicione óleos e gorduras saudáveis ​​à dieta de uma criança abaixo do peso (child on beach image by Warren Millar from Fotolia.com)

Algumas crianças são geneticamente predestinadas a serem magras. Essas crianças muitas vezes começam como bebês magros e continuam a seguir um padrão de crescimento magro mesmo durante a infância. Apesar de uma aparência magra poder ser invejável para as pessoas que querem perder alguns quilos, estar abaixo do peso pode prejudicar a autoestima da criança e interferir na habilidade em alguns esportes. A súbita perda de peso, ou ganho de peso lento, pode indicar potenciais problemas de saúde, especialmente se ocorrer em uma criança que teve um ganho de peso normal ou excessivo.

Outras pessoas estão lendo

Importância

Crianças que continuam magras enquanto seus colegas de classe começam a crescer e se desenvolver poderão ter problemas com a autoimagem corporal ou baixa autoestima. Elas podem querer fazer mudanças na dieta para ajudá-las a ganhar massa e mudar seus corpos. Embora as crianças abaixo do peso muitas vezes tenham fortes razões psicológicas para querer ganhar peso, o site da Kids Health (veja em Recursos) afirma que a maioria das crianças não tem nenhuma razão médica para ganhar peso. Tentar ajudar uma criança a ganhar peso alimentando-a com alimentos pouco saudáveis​​ e gordurosos, pode fazê-la aumentar a gordura corporal e colocá-la em risco de problemas de saúde, como obesidade e diabetes.

Identificação

A melhor maneira de saber se o peso da criança é apropriado para ela é falando com o médico. O médico pode marcar a altura e peso do seu filho em tabelas de crescimento que levam em conta o índice de massa corporal e saber se a altura e peso são proporcionais. Isso pode determinar se o seu filho é simplesmente geneticamente magro ou se uma condição médica subjacente pode estar causando um ganho de peso lento. O médico pode fazer perguntas detalhadas sobre a dieta de seu filho para descobrir se ele come refeições equilibradas e quais grupos alimentares estão faltando na dieta diária.

Alimentos altamente calóricos

Se o médico do seu filho determinar que seu filho precisa ganhar peso, ele pode fazer algumas recomendações personalizadas sobre como fazer isso de uma maneira saudável. O BabyCenter, um site de saúde para pais e crianças, sugere oferecer ao seu filho alimentos saudáveis altamente calóricos para ajudá-lo a ganhar peso. Alguns alimentos que a BabyCenter recomenda incluem o leite integral, queijos, sopas cremosas, pudins, iogurte, sorvete, macarrão, massas, panquecas, purê de batatas, cereais quentes, ovos, manteiga de amendoim, feijão e nozes. Adicionar fontes de gordura saudáveis ao coração, como abacate e óleos vegetais, na dieta do seu filho pode aumentar a ingestão calórica diária.

Eduque seu filho

Envolver seu filho na seleção de alimentos e no processo de preparação da refeição pode torná-lo mais propenso a comer os alimentos que você escolher. O BabyCenter insiste para não deixar que seu filho pule refeições. Para ganhar peso, ele terá que comer frequentemente ao longo do dia. Certifique-se de que ele não se encha de bebidas, como suco de frutas ou leite, logo antes da refeição, já que estes podem diminuir o apetite por comida de verdade.

Aviso

Evite alimentar seu filho com alimentos ruins, como fast food, batatas fritas ou bolachas, para ajudá-lo a ganhar peso rapidamente. O Dr. Stephen R. Daniels, membro do comitê de nutrição da Academia Americana de Pediatria, adverte que as crianças aprendem hábitos alimentares saudáveis ​​no início da vida. Se você ensiná-las a comer esse tipo de comida, pode ser difícil para ela descontinuar o hábito depois de ter alcançado o peso desejado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível