Plano de marketing para um bar e restaurante

Escrito por barbie carpenter | Traduzido por michel montan
Plano de marketing para um bar e restaurante
Mantenha sua clientela sempre sorridente (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Inaugurar um bar e restaurante pode ser um empreendimento de sucesso, mas é necessário uma preparação. Além de conseguir financiamento e contratar funcionários, a administração de uma bar e restaurante também deve desenvolver um plano de marketing. Seu plano deve identificar como seu negócio construirá uma base de clientes e como você terá sucesso nesse mercado competitivo. Vários elementos aparecem em uma estratégia de marketing eficiente.

Análise do mercado

O plano de marketing para o seu bar e restaurante deve incluir uma análise profunda do seu mercado local. Essa análise deve verificar os bares e restaurantes atuais na sua área e seu sucesso ou fracasso. Ela também deve incluir a população na sua área; se a região onde o restaurante estará localizado for habitada principalmente por famílias, por exemplo, um menu para crianças é obrigatório. A análise de mercado deve identificar a necessidade de um restaurante na área.

Tendências do mercado

As tendências do mercado de restaurantes em sua área são essenciais para incluir no plano de marketing de seu negócio. Por exemplo, o recente sucesso de novos restaurantes na região pode ser uma faca de dois gumes — embora possa ser um bom sinal para o início de um novo negócio, você deve determinar se existe um excesso de restaurantes na região. Considere os tipos de restaurantes que as pessoas costumam frequentar — em uma recessão, os clientes costumam escolher restaurantes de custo mais baixo do que quando a economia está em alta. Identifique como seu restaurante irá se encaixar nessa tendência atual.

Metas do restaurante

Enquanto você define o seu plano de marketing para o seu bar e restaurante, deve ter metas identificáveis e alcançáveis​​ ​​para orientar seus esforços de marketing. Muitas vezes, essas metas são expressas pela lucratividade. Se você tiver uma meta diária, semanal, mensal ou trimestral de vendas, indique-a com clareza nessa seção. Talvez você queira ver um determinado número de clientes entrando em seu restaurante diariamente. Se seus objetivos de longo prazo incluírem a abertura de um segundo restaurante, indique a informação também nessa seção.

Tarefas de marketing orientadas por metas

Seu plano de marketing também deve incluir as tarefas específicas que você completará para alcançar os objetivos gerais do restaurante. Defina com clareza as tarefas, de modo que todos os membros de sua empresa, da gerência até a equipe de garçons, entendam o que eles devem fazer. Por exemplo, para construir sua base de clientes, você pode trabalhar em um programa de recompensas que dá pontos para cada real gasto no restaurante. Descreva como você implementará esse programa e como irá posicioná-lo em direção a seus objetivos gerais.

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