Como fazer um plano de qualidade e controle de qualidade

Escrito por kenneth w. michael wills | Traduzido por milena calazans
Como fazer um plano de qualidade e controle de qualidade
Escrever um plano de gestão da qualidade para um projeto garante atender às expectativas dos clientes (Factory image by m.m from Fotolia.com)

Um plano de garantia e controle de qualidade auxilia uma equipe de gerenciamento de projeto para atender as necessidades dos clientes. O plano de controle de qualidade irá detalhar os processos internos que precisa implementar para permanecer no caminho do cumprimento dos objetivos de qualidade. Já o plano de garantia de qualidade descreve todos os processos externos necessários para fazer um trabalho de plano de controle de qualidade. O resultado é um plano de gestão de qualidade que oferece uma abordagem abrangente. Os clientes vão se sentir seguros com o compromisso da organização ao satisfazer as suas necessidades.

Instruções

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    Anote os objetivos de qualidade para o projeto e as defina com precisão. Cada projeto exigirá objetivos concisos, facilmente compreendidos pelo pessoal interno e fornecedores externos. Comece olhando a base de clientes e determine as suas necessidades como qualidade de atendimento. Converse com alguns deles e anote o que é importante para eles. Pode-se, então, definir os objetivos de qualidade do projeto. Eles devem ser mensuráveis, específicos, realizáveis, oportunos e realistas. Por exemplo, se tiver uma reclamação do cliente de produtos com envio atrasado do estoque, é preciso descobrir qual tempo médio de envio e compará-lo com o desejado pelos clientes. Determine como pode acelerar o tempo de envio para atender ou exceder as expectativas dos clientes.

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    A atribuição de todas as responsabilidades e dos papéis do pessoal interno será posta no plano de qualidade. Faça o mesmo para o plano de garantia de qualidade, selecionando fornecedores que irão realizar funções específicas e lidar com responsabilidades específicas. Ao atribuir papéis e responsabilidades, também se deve atribuir a propriedade de todas as atividades dentro desses papéis, seja interno ou externo. Todos os membros do projeto devem assumir seus papéis, sucessos e fracassos para garantir objetivos de qualidade. Crie funções e planos de ação que definam claramente e que ajudarão no cumprimento deles.

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    Revise todos os outros planos de negócios para assegurar a continuidade do controle de qualidade e planos de garantia de qualidade. A última coisa a se fazer é implementar políticas de qualidade que vão de encontro com os objetivos globais da organização. Obtenha um parecer de todos os outros departamentos para entender com o que esses serviços podem contribuir de forma realista. O departamento financeiro irá ajudar a garantir que você esteja implementando a solução mais viável do ponto de vista financeiro. O objetivo é alinhar o plano de gestão da qualidade com os projetos com os objetivos gerais da organização.

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    Escreva prazos para cumprir os objetivos de qualidade exigidos do plano de gestão da qualidade. Ao unir os cronogramas, garanta que todas as tarefas traduzam diretamente a atividade que ajuda a atender ou exceder os objetivos de qualidade. Atribua um prazo para todas conclusões de tarefas. Isso vai exigir dados de ambos o pessoal interno e os fornecedores externos escolhidos para garantir que a linha do tempo seja real, mas ainda atenda aos objetivos de qualidade em tempo hábil para os clientes.

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    Descreva todos os processos de revisão para o aspecto de garantia da qualidade do plano de gestão. Articule quando eles irão ocorrer, quem é o responsável pelas avaliações e quais os dados que requerem extrapolação para assegurar o progresso de alcançar os objetivos de qualidade. A garantia de qualidade requer revisões independentes; por isso, este aspecto exigirá fornecedores externos. O pessoal interno tem a tendência potencial de sabotar o plano de controle de qualidade. O plano de garantia de qualidade não termina com a implementação e o sucesso do projeto. Ele vai se estender além do projeto por tempo indeterminado para garantir que esteja constantemente alcançando a satisfação das necessidades dos clientes.

Dicas & Advertências

  • Quando as necessidades dos clientes mudarem, reveja o plano de gestão da qualidade, estabeleça novos objetivos e ajuste o plano de garantia de qualidade para refletir os novos objetivos.
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