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Planos de aula de multiplicação para a terceira série

Atualizado em 20 agosto, 2018

A terceira série é o ano em que a maioria dos alunos começa realmente a aprender os fatos da multiplicação. Eles podem tocar no assunto por um curto período na segunda série, mas serão especialistas quando saírem da terceira. Existem vários planos de aulas diferentes para ensinar a multiplicação para alunos dessa turma, mas todos envolvem os mesmos princípios básicos. Outra chave para um plano de aulas de sucesso sobre o assunto é o uso de materiais manipuláveis. Para introduzir e ensinar a multiplicação aos alunos da terceira série, comece com essas ideias para planejar suas aulas.

Tabuada da multiplicação (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Introdução

Os alunos já estão familiarizados com a adição, então explique que a multiplicação não é nada além de uma adição repetida. Depois, eles precisam saber que existem duas formas de resolver um problema de multiplicação: a adição repetida e a contagem de grupos. Para mostrar como resolver com adição repetida, escreva: "5 x 3" no quadro. Explique que isso significa que devem adicionar o número três cinco vezes. Escreva "3 + 3 + 3 + 3 + 3 = 15" no quadro. Para mostrar como resolver um problema de multiplicação contando grupos, use pedras, doces, blocos ou qualquer coisa manipulável. Explique que, para resolver "5 x 3", eles devem fazer cinco grupos de três usando os manipuláveis. Faça os grupos em frente da classe de forma que todos possam ver. Depois, explique que eles devem contar quantos objetos existem. Conte cada grupo e mostre que você chegou à mesma solução que chegou com a adição repetida.

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Os alunos já conhecem a adição, portanto, explique que a multiplicação nada mais é do que adições repetidas (Comstock/Comstock/Getty Images)

Atividade

Depois que tiver mostrado aos alunos as duas formas de resolver problemas de multiplicação, deixe que façam uma atividade juntos para praticar. Uma atividade que funciona bem envolve uma caixa de ovos vazia e algum tipo de manipulável pequeno. Para esse exemplo, usaremos M&M's. Dê à turma um problema de multiplicação -- "2 x 6", por exemplo. Peça que eles formem dois grupos de seis M&Ms em suas caixas de ovos. Quando tiverem os grupos e você os tiver visto, peça que contem para encontrar a resposta. Repita com alguns outros problemas até que fique claro que os alunos entenderam.

Caixas de ovos vazias (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Dicas

Uma boa forma de fazer com que os alunos se lembrem qual número representa o número de grupos é explicar que o "x" no problema pode ser lido como "grupos de". Por exemplo, "3 x 5" pode ser dito como "três grupos de cinco". Em algum ponto mais cedo, explique que qualquer número multiplicado por zero é zero e qualquer número multiplicado por 1 é ele mesmo. A melhor forma para que os alunos reforcem seus conhecimentos da multiplicação é através da repetição.

Pense em ilustrar usando grupos de doces (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
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Referências

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