×
Loading ...

Planos de aula para a primeira infância

Crianças na primeira infância são cheias de energia e curiosidade. Eles têm períodos curtos de atenção e seu desenvolvimento cognitivo está na fase operatória concreta. Eles adoram histórias sobre filhotes de cachorros, gatinhos e sobre suas vidas diárias. O seu desenvolvimento físico está voltado principalmente para o desenvolvimento da coordenação motora. Atividades como brincadeiras com os dedos, histórias de repetição, música e dança ajudam os pequenos a seguir desenvolvendo suas habilidades motoras.

Brincadeiras com os dedos e repetição são instrumentos úteis de aprendizado para crianças pequenas (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Velocípedes, triciclos e segurança

Arrume uma superfície plana para as crianças pedalarem seus veículos de brinquedo. Incentive-as a seguirem todas na mesma direção. Crie sinais de tráfego, com cartões verdes, amarelos e vermelhos. Crie um jogo em que elas tenham que parar e seguir em frente de acordo com o "semáforo." Quando estiverem familiarizadas com essa brincadeira, faça-as ficar em uma fila, usando cordas de pular para demarcar o caminho. Mostre os sinais de pedestres, de parar e de atenção.

Loading...

Lendo

Coloque um grande livro, dos que são destinados para exibição, na frente da área de leitura. Leia o livro em voz alta, apontando para as palavras enquanto as pronuncia. Os melhores livros para esta faixa etária têm uma ou duas linhas por página ou permitem a interação das crianças. Três Porquinhos ou outros contos de fada são boas histórias tradicionais para isso. Você pode ter que "reescrever" alguns finais para que eles sejam mais felizes.

Arte

Dê às crianças gizes de cera gordinhos que não quebrarão quando pressionados por um pequeno e entusiasmado artista. Forneça papel branco ou imagens para serem coloridas mas não espere grandes desenhos ou que as crianças dessa faixa etária pintem dentro das linhas. Forneça diferentes formas de papel e cola para que elas possam fazer colagens. Use tesouras sem ponta e distribua revistas e catálogos para que elas aprendam a recortar. Deixe-os colar em um papel algumas das figuras que recortaram.

Repetição física e oral

Brincadeiras com os dedos e de participação oral são excelentes para trabalhar a memória das crianças, ensiná-las tarefas diárias ou apenas passar um tempo de qualidade junto com elas. Ensine-os o nome das partes do corpo brincando de "cabeça, ombros, joelho e pé". Invente uma brincadeira focada na organização, na qual todos devem recolher os brinquedos de forma correta e eficiente. Escolha uma música que celebre a saída das fraldas e toque um pouco de jazz, convidando as crianças a inventarem seus próprios passos de dança.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...