×
Loading ...

Planos de aula com roda de cores para crianças

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Isaac Newton criou a primeira roda de cores em 1666, quando descobriu um espectro de cores visíveis através de um prisma. Newton juntou as duas extremidades do espectro para criar a roda de cores de Newton. A roda serve como uma visualização de como as cores se relacionam entre si. As cores primárias não podem ser criadas através da mistura das outras cores. Misturando duas cores primárias consegue-se uma cor secundária e uma primária misturada com uma secundária adjacente torna-se uma cor terciária. Explique isso para os alunos antes de iniciar qualquer um dos seguintes planos de aula.

Isaac Newton criou a primeira roda de cores unindo as extremidades do espectro de cores (disc reflection image by Leonid Nyshko from Fotolia.com)

Planos de aula com roda de cores

Esse plano de aula é apropriado para os alunos da segunda a sexta série e leva de uma a duas horas para ser concluído. Introduza o conceito de uma roda de cor e sua origem para a classe, antes de iniciar a atividade. Identifique as cores primárias, secundárias e terciárias. Peça aos alunos que desenhem círculos em pratos de papel, para criar uma roda de cor pintando as cores primárias em suas posições corretas, seguido pelas cores secundárias. Instrua-os a misturar uma cor primária com a sua cor ao lado, para fazer uma cor terciária. Você pode fechar a aula discutindo a relação entre certas cores e as emoções.

Loading...

Plano de aula com roda de cores e misturas

Da primeira até a terceira série os alunos podem usar uma roda de cores para aprenderem sobre truques visuais e mistura de cores. Corte um círculo grande de um prato de papel ou papel de construção e divida-o em fatias iguais, usando um lápis. Pinte as bordas com lápis de cor, marcadores ou tinta, utilizando diferentes combinações de cores e padrões para cada roda. Faça um buraco no centro da roda e puxe uma corda ou pedaço de fio de 45 cm até o meio através do buraco. Gire a corda, vire até que a corda seja torcida e solte-a, para que a roda gire rapidamente. As cores vão se misturar para fazer diferentes combinações. Discuta com os alunos como as cores complementares se misturaram com as cores primárias adjacentes para criar uma cor secundária.

Plano de aula com roda de cores com cores primárias

Para um plano de aula desafiador e adequado para o ensino médio, faça os estudantes de arte criar uma roda de cores completa, utilizando apenas cores primárias. O projeto é dividido ao longo de vários dias. Peça aos alunos que desenhem formas no papel pequenas, médias e grandes. Deve haver uma para cada cor primária (três de cada tamanho), exceto para as pequenas, que devem ser seis. As formas devem sobrepor-se entre si, tanto quanto possível, utilizando a totalidade do pedaço de papel. Peça aos alunos para passar os próximos dois dias pintando as cores primárias nas formas, mas não onde as médias ou pequenas formas se sobrepõem, e as cores secundárias nas formas médias, tomando cuidado para não sobrepor as cores, também. Finalmente, faça a classe misturar e pintar cores terciárias, onde se faz a sobreposição das primárias e secundárias. Cada pequena forma deve ser pintada de uma cor terciária diferente.

Plano de aula com uma roda de cor digital

Exercícios de roda de cores nem sempre têm que envolver tinta e papel. Discuta com os alunos como as cores terciárias são criadas a partir de cores primárias e secundárias. Peça aos alunos que utilizem amostras de cores ou amostras em software de pintura para criar uma roda de cores. Imprima as rodas de cor no papel e veja o quanto a cor combina com a cor da tela. Essa lição é particularmente apropriada para planos de aula que buscam integrar os conceitos básicos de arte com a tecnologia.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...