on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Planos de aula sobre erosão para a quinta série

Atualizado em 23 março, 2017

A ciência da vida e física são assuntos tipicamente estudados na quinta série. Estudar o meio ambiente é uma parte integral do currículo de ciências dessa turma. O processo de erosão é geralmente estudado e existem várias atividades divertidas que podem ser feitas para ajudar os alunos a entender melhor o processo e suas causas. A erosão é o desgaste da superfície da Terra, com elementos naturais, como o gelo glacial e o vento, contribuindo para ela. Para estudar esse tópico, não há necessidade de fazer uma viagem aos canyons – existem aulas que podem ser planejadas dentro da sala de aula.

A água é uma das causas mais comuns da erosão (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Erosão pelo vento

Com esta atividade, os alunos aprenderão como o processo de intemperismo e erosão podem mudar a superfície da Terra. Peça que cada um encha uma xícara com confetes de papel ou restos de um furador de papel. Eles também precisarão da tampa de uma caixa de sapatos e várias pedras do tamanho de uma bola de tênis. Coloque os confetes ou papéis na tampa da caixa de sapato. Eles simularam a poeira e não precisam estar de forma uniforme ou cobrir totalmente a tampa. Explique aos estudantes que existem forças naturais que afetam o deslocamento do solo e a erosão. É melhor que eles trabalhem em duplas. Peça que um deles segure a tampa e outro fique de pé, logo ao lado. O que estiver de pé assoprará os confetes na tampa. Os outros devem observar como eles se movem e se reorganizam. Depois da demonstração, discuta como o vento impacta a erosão e como a vida vegetal é vulnerável à erosão pelo vento. Repita a demonstração, mas dessa vez peça que os alunos coloquem as pedras sobre os confetes, na tampa. Eles deverão observar como estes se movem em volta das pedras.

Loading...

Estações de erosão

As estações de erosão introduzem e reveem diferentes tipos desse fato. Isso lhe dará a oportunidade de discutir as diferenças entre o intemperismo e a erosão. Peça que os alunos façam anotações em cada estação. Em uma delas, discuta a erosão da praia. Coloque uma pilha de areia em uma ponta de uma bacia e despeje água na outra ponta. Simule ondas movimentando a bacia. Na segunda estação, coloque seis cubos de gelo em uma pilha de areia e peça que os alunos anotem as mudanças conforme o gelo derrete.

Investigação da erosão

Esta atividade ajudará os alunos a identificar a erosão em seus próprios ambientes. Peça que eles pesquisem os diferentes tipos de erosão. Deixe que eles andem pela escola e anotem tudo o que encontrarem. Esta é uma tarefa muito básica, mas será divertida, pois dá aos estudantes a chance de aprender fora da sala de aula. Eles também podem trabalhar em grupos para criar soluções propostas para resolver os problemas de erosão da escola.

Cartazes de erosão

Para ajudar os alunos a identificar os diferentes tipos de erosão, faça com que criem cartazes sobre ela. Nestes, peça que coloquem imagens de vários tipos de superfícies erodidas. Cada uma deve ser rotulada com o tipo de erosão e as possíveis causas.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...