Planos de aula sobre as fases da Lua

Escrito por alice vislova | Traduzido por luiza g. brando
Planos de aula sobre as fases da Lua
A lua cheia é uma das fases lunares mais conhecidas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Ensinar as fases da Lua é uma parte clássica da educação fundamental. Para compreender plenamente o conceito, os alunos devem ter habilidades avançadas de visualização e pensamento lógico. Portanto, utilize uma variedade de métodos quando for ensinar esse tópico em uma sala de aula de ciências do ensino fundamental.

Conceitos básicos

Antes de explicar os detalhes das fases lunares, garanta que os alunos entendam a relação básica entre o Sol, a Terra e a Lua. Ensine-os que a Terra gira em torno do Sol e a Lua gira em torno da Terra. Contudo, a rotação da Terra não desempenha um papel no que você estará discutindo. Utilize um modelo mecânico do Sistema Solar, ou até mesmo apenas do Sol, da Terra e da Lua para essa lição.

Lição com uma bola de golfe e luz

Para fazer uma atividade prática que ilustre o conceito por trás das fases lunares, utilize uma bola de golfe e uma lâmpada. Segure a lâmpada, a qual representa o Sol, firmemente acima da cabeça do aluno, a qual representa a Terra. Peça para o aluno segurar a bola de golfe com o braço esticado e observar qual parte da bola fica iluminada à medida que ele gira a "Lua" em torno da "Terra".

Lição com biscoitos

Utilize biscoitos Negresco para demonstrar as diferentes fases lunares. Peça para os alunos dividirem os biscoitos e, depois, utilizarem uma faca de manteiga para tirar parte do recheio, a fim de criar as fases lunares: nova, crescente côncava, quarto crescente, crescente convexa, cheia, minguante convexa, quarto minguante e minguante côncava. Essa atividade é divertida para os alunos porque envolve comida, mas uma desvantagem é que não ilustra a relação entre a rotação e as fases da Lua.

Observação

Alguns alunos têm dificuldade para entender um conceito até conseguirem relacioná-lo com o mundo real. Peça para os alunos manterem um diário lunar durante um mês; eles deverão olhar para o céu todas as noites e fazer um esboço rápido da Lua. Peça para os alunos compartilharem com os colegas o que eles observaram. Relacionar as atividades em aula com as observações deles ajudará os alunos a entenderem melhor os conceitos que foram ensinados.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível