on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Planos de aula sobre Matisse para crianças

Atualizado em 21 novembro, 2016

Henri Matisse, artista francês que viveu de 1869 até 1954, foi um dos mais notáveis pintores do século 20. Ele liderou o movimento artístico fauvista pós-impressionista, um estilo que usou cores brilhantes e selvagens para mostrar emoções. Os professores podem compartilhar a arte e o estilo de Matisse com os alunos usando planos de aula que envolvam os alunos na realização de obras inspiradas na arte do artista.

Os alunos podem fazer obras inspiradas em Matisse (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Colagem

Os Parâmetros para Artes Visuais americanos indicam que as crianças, do jardim de infância até a quarta série, devem ser capazes de descrever como os recursos expressivos em uma obra de arte provocam respostas diferentes, e devem ser capazes de usar símbolos e ideias para comunicar o significado visual. Os professores podem atender a esses critérios, fazendo os alunos criarem colagens de Matisse. Os alunos terão pedaços de papel de seda, cartolina ou outros papéis coloridos, bem como cola diluída em um pequeno prato, uma tesoura e papelão ou cartolina. Os alunos primeiro imaginam uma história que gostariam de passar para o papel. Em seguida, eles cortam o papel em formas simples mas ousadas, e fazem a colagem para contar sua história. Depois, eles podem descrever as características expressivas de sua obra a um parceiro.

Loading...

Autorretrato

Os parâmetros das artes visuais apontam que as crianças devem ser capazes de usar uma variedade de meios e processos para comunicar suas ideias e sentimentos. Esse critério os leva facilmente aos autorretratos inspirados em Matisse. Primeiro, os estudantes devem olhar para o autorretrato de Matisse, bem como outros retratos que o artista criou, e discutir seu uso de cor, tamanho e forma das imagens. O professor pode perguntar aos alunos sobre as emoções que Matisse estava tentando expressar através do uso da cor. Depois disso, os alunos podem discutir suas próprias emoções e as cores que eles usariam para representar seus sentimentos. Finalmente, eles podem usar materiais como tinta têmpera, giz pastel e papel colorido para criar autorretratos.

Recortes

Como os alunos devem ser capazes de usar ferramentas de arte de forma segura e responsável e devem ser capazes de aplicar diferentes técnicas e processos, eles podem praticar estas habilidades importantes e cumprir as normas nacionais de artes visuais, criando recortes de Matisse. Para esta lição, os alunos precisam de folhas de papel cartão grandes de cores diferentes, assim como pequenos quadrados de papel cartão, cola e tesoura. O professor irá explicar aos alunos que Matisse usou uma cadeira de rodas mais tarde na vida e ficou capaz de pintar, então, ele "desenhou" com uma tesoura cortando formas positivas e negativas e colando-as em grandes folhas de papel. Os alunos podem praticar a criação de obras de arte como Matisse fez, cortando formas negativas e positivas dos pequenos quadrados de papel e colando-as na folhas grandes para formar padrões coloridos.

Pinturas de natureza morta

Os alunos podem cumprir as normas das artes visuais de selecionar assuntos para transmitir um significado e comunicar ideias através de estruturas visuais, criando naturezas mortas de Matisse. Os alunos terão aquarela ou tinta têmpera, cola, tesoura, papel cartão, vasilhas com água e pincéis, bem como uma variedade de objetos como vasos, flores, frutas e legumes. Antes de começar, os alunos irão olhar para alguns exemplos de pinturas de natureza morta feitas por Matisse e discutir o uso da cor, a textura e a forma em suas obras-primas. Depois disso, os alunos podem criar desenhos de natureza morta usando a imaginação ou os objetos na sala de aula.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...