Planos de aula sobre palavras bases para o 3º ano

Escrito por amarrae | Traduzido por isabel ferreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Planos de aula sobre palavras bases para o 3º ano
As aulas de palavras de base ajudam os alunos a aumentarem suas habilidades de leitura e de vocabulário (Alex Wong/Getty Images News/Getty Images)

O ensino da diferença entre palavras de base, prefixos e sufixos é associado com o ensino da origem das palavras. No terceiro ano, os alunos devem estar familiarizados com as regras básicas e serem aptos a distinguirem a raiz em uma palavra de várias sílabas. Por exemplo, um aluno do terceiro ano deve ser capaz de reconhecer a palavra base "pagar" na palavra "pagamento". Os planos de aula desse assunto ajudam os alunos a aprenderem vocabulários mais avançados, bem como aumentarem suas habilidades de ortografia, leitura e compreensão.

Desenvolvimento do vocabulário

Para ensinar essa lição, prepare planilhas de radicais de palavras para o terceiro ano e uma lista de prefixos e sufixos. Passe as listas e um dicionário para cada aluno. Divida a sala em grupos: cada um vai definir as palavras de cada lista. Então, cada grupo faz novas palavras adicionando prefixos e sufixos presentes na lista; os alunos usarão seus dicionários para confirmar se as novas palavras existem. Em seguida, cada grupo vai fazer uma tabela com as categorias: radical, definição do radical, exemplo e figura da nova palavra. Cada grupo vai preencher suas tabelas e desenhar uma figura para ajudá-los a lembrar do radical.

Fazer palavras de base

O propósito dessa aula é ajudar os alunos a memorizarem as palavras de base fazendo palavras maiores. Escreva palavras com nove a 14 letras na lousa. Os alunos vão colocar as letras juntas para fazer várias bases de cada palavra. Por exemplo, as palavras "mola" e "bola" têm suas letras na palavra "rocambole". Diga para a sala formar novas palavras e escrevê-las no quadro perto da palavra original. Os alunos vão fazer uma tabela com uma coluna para cada palavra; primeiro com a palavra original e depois adicionado novas palavras em cada uma. Reveja as regras de formação de palavras: não adicionar letras que não têm na palavra original; as letras não podem ser usadas mais de uma vez, a não ser que estejam na palavra original e não podem ser palavras profanas.

Palavras de base como verbos

Esse plano de aula ensina aos alunos como a adição de prefixos e sufixos aos verbos que eles usam diariamente muda o significado deles. Crie uma lista de verbos sugeridos pelos alunos. As palavras têm que ser ações praticadas diariamente. Cada aluno vai criar palavras e frases para cada nova palavra. Por exemplo, os alunos podem sugerir o verbo "andar". A nova palavra poderia ser "andando" e a frase "Eu vi José andando a caminho da escola com seu irmão".

Palavras latinas

Esta lição ensina aos alunos quantas palavras são derivadas do latim. Crie e distribua um gráfico de palavras comuns derivadas do latim, como "móvel" e "visão". Ajude os alunos a definirem cada palavra no gráfico e discuta algumas palavras que são derivadas do latim. Na sala, os alunos vão criar uma tabela com palavras latinas e suas definições. Como dever de casa, os alunos vão adicionar uma palavra nova à sua tabela para cada palavra base discutida.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível