×
Loading ...

Planos de aula sobre partes de plantas para o terceiro ano do ensino fundamental

Atualizado em 16 fevereiro, 2017

Muitas escolas incluem um estudo de plantas no currículo de ciência do terceiro ano do ensino fundamental e alguns professores contam com diagramas para mostrar aos alunos as imagens de cada parte de uma planta. Embora esse possa ser um método de ensino eficaz, não ajuda muito para captar o interesse dos alunos e mantê-los engajados no tema durante a unidade de ciências. Alguns projetos práticos podem ajudá-lo a atingir esse objetivo.

O cultivo de plantas é uma forma altamente eficaz para ensinar aos alunos as partes de uma planta (iSailorr/iStock/Getty Images)

Eu consigo comer uma planta inteira

Fazer um lanche é uma maneira eficaz de ilustrar as várias partes das plantas. Antes de realizar esta aula, porém, certifique-se de que seus alunos não tenham alergias alimentares e obtenha permissão dos pais para servir os diferentes alimentos. Determine várias estações em torno da sala de aula, cada uma focando em uma parte da planta. Os alunos podem visitar, em grupos, cada estação para exemplificar cada parte da planta. Para sementes, mostre sementes de girassol e abóbora e ervilhas; para caules, apresente talos de aipo e aspargos. O brócolis, a couve-flor e as morangas são exemplos de flores que os humanos comem, enquanto as cenouras, beterrabas e nabos são bons exemplos de raízes. O espinafre, alface, couve e repolho completarão sua estação de folhas, ao passo que frutas vermelhas, maçãs, pepino e tomate são bons complementos para a estação dos frutos. Peça às crianças mais jovens para desenharem suas partes favoritas das plantas e aos alunos mais velhos para escreverem um parágrafo sobre as partes de que mais gostaram.

Loading...

Cultivar um jardim comestível

Observar o crescimento das plantas é uma maneira eficaz de ilustrar as diferentes partes de uma planta. Essa lição demorará vários dias, mas apresentará o crescimento das plantas, mostrando aos alunos vários vegetais, frutas, ervas e sementes de flores. Encoraje seus alunos do terceiro ano a compartilharem o que há de semelhante e diferente entre as sementes. Providencie um copo de plástico transparente de terra e uma semente, como de feijão, abóbora ou ervilha, e peça às crianças que as plantem na terra. Reserve um tempo, diariamente, para os alunos regarem suas sementes. Assim que elas brotarem e começarem a crescer, incentive os alunos a mostrarem o caule e as folhas. Com as sementes plantadas em copos transparentes, os alunos também podem estudar as raízes de sua planta na medida em que crescem. Encoraje as crianças a manterem um diário onde desenham e escrevem sobre as mudanças que observam no crescimento de sua planta.

Fazer um quebra-cabeça

Dê aos alunos apostilas que mostrem as partes de uma planta ou faça uma atividade em grupo, em que cada aluno faça um desenho e pinte uma planta em um pedaço de papel em branco. Assim que as plantas forem desenhadas, trabalhe em conjunto para identificar as diferentes partes, incluindo a semente, raiz, caule, folhas, flores e frutos. Peça aos alunos para cortarem sua imagem em vários pedaços e, em seguida, montarem um quebra-cabeça com um amigo. Na medida em que cada aluno colocar a peça do quebra-cabeça de seu amigo, eles precisam colá-la em um pedaço de papel verde. Uma vez completada a atividade, convide os alunos a mostrarem o trabalho para o resto da classe, apontando onde as partes de cada planta estão localizadas. Essa lição ajuda a reforçar as diferentes partes da planta, mas também ajuda os alunos a formarem uma imagem visual, obrigando-os a se lembrar da localização de cada parte da planta, como as raízes subterrâneas, para terminar com êxito o quebra-cabeça.

Pintar uma natureza morta

Leve para a sala de aula várias plantas, como uma margarida, tomate, abóbora e uma petúnia. Reveja as diferentes partes de cada planta juntos. Em seguida, forneça papel em branco, várias cores de tintas e pincéis. Peça aos alunos para escolherem uma das plantas para ser seu "modelo". Deixe os alunos pintarem uma versão de natureza morta de sua planta escolhida, tendo a certeza de incluir cada uma das diferentes partes que veem. Pendure os quadros pela sala de aula para lembrar aos alunos o que eles aprenderam. Essa atividade pode ser usada como uma ferramenta de avaliação no final de uma unidade sobre plantas para determinar se as crianças aprenderam o que você se propôs a ensiná-los.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...