Mais
×

Qual parte da planta de gengibre pode ser consumida?

Atualizado em 17 abril, 2017

A raiz de gengibre (Zingiber officinale) de fato não é uma raiz, mas um rizoma ou caule subterrâneo. De qualquer maneira, essa é a parte que pode ser consumida, sendo utilizada em alimentos ou chás, além de seca e moída para criar gengibre em pó e também matéria-prima para fazer óleos e extratos.

A parte comestível de uma planta de gengibre é o rizoma (Image by Flickr.com, courtesy of heather vescent)

Plantando gengibre

O gengibre é um rizoma, o que significa que brotam raízes e folhas de um caule subterrâneo. Sendo assim, ele cresce através de um pedaço dessa "raiz" plantada no solo por cerca de um ano.

Flores e folhas

As plantas de gengibre produzem folhas e flores aromáticas, sendo usadas ​​como plantas ornamentais algumas vezes. Essas partes não são tóxicas, mas geralmente não são ingeridas.

Raiz fresca de gengibre

A raiz fresca de gengibre pode ser fatiada, ralada ou picada para uso na culinária, como em salteados, chás e bolos. Além disso, pode ser cristalizada (coberta com calda de açúcar) para criar doces de gengibre.

Gengibre em pó

O gengibre também pode ser seco e moído para produzir o gengibre em pó, que é mais conveniente na cozinha, mas não possui o sabor acentuado e picante do gengibre fresco.

Usos medicinais

A raiz de gengibre também pode ser usada para criar extratos ou óleos para usos medicinais, principalmente no tratamento de náuseas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article