×
Loading ...

Como fazer a planta de hortelã ficar mais vistosa

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O hortelã é uma planta prolífica que deve ser controlada para evitar que avançe sobre as plantas vizinhas. Na maioria das guerras territoriais entre hortelã e outras plantas, a hortelã ganha.

Reconhecendo isso, muitos jardineiros plantam hortelã em vasos.

A meta para qualquer vaso plantado é ficar cheio, saudável ​​e vistoso. No caso da hortelã, será interessante que cresçam tanto quanto possível para que seja possível colher todas as folhas frescas que quiser para cozinhar, usos medicinais, aromaterapia e qualquer outro propósito que sua imaginação e pesquisa sugiram.

Instruções

A hortelã é muito cheirosa (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

    Para um vaso cheio, corte e remova folhas

  1. Fertilize a hortelã uma vez na primavera com um fertilizante líquido comercial, como emulsão de peixe. Dilua o produto usando metade da quantidade recomendada na embalagem. Muito fertilizante amarga o gosto do hortelã. Não fertilize novamente a menos que as plantas apareçam minguadas em meados do verão.

    Loading...
  2. Coloque o recipiente em um local ensolarado, pois a hortelã cresce melhor em pleno sol.

  3. Apare regularmente à procura de novos pares de folhas tenras na ponta de cada haste. Conforme a planta crescer, você não verá todas. Não se preocupe, apenas continue a aparar regularmente. Isso irá incentivar o crescimento lateral, incluindo ramificação extra e produção de folhas nas hastes aparadas.

  4. Colha o hortelã com frequência. Tente colher ramos de cerca de três a quatro centímetros de comprimento em toda a planta para ajudá-la a manter uma forma simétrica agradável, além de incentivar um crescimento vigoroso na lateral. Deixe o centro da planta crescer um pouco mais alto do que as bordas para um efeito agradável de cúpula. Isso terá a vantagem de permitir que a luz solar atinja a maioria das folhas.

  5. Faça uma colheita maior, removendo até dois terços da planta, conforme o outono se aproximar e a estação de crescimento chegar ao fim. A planta retornará revigorada na primavera.

  6. Regue a planta frequentemente durante a estação de crescimento. No inverno, regue de vez em quando.

  7. Proteja sua hortelã do frio do inverno. Ela é uma planta perene que voltará na primavera mais forte do que nunca se uma quantidade mínima de proteção durante o inverno for fornecida. Vários métodos funcionarão. Depois de ter feito a última colheita, cubra a hortelã com folhas secas ou palha e um saco de lixo plástico. Prenda o saco com fita, cânhamo ou barbante. Outra alternativa é mover o vaso para um espaço fechado, como uma garagem, onde receberá luz moderada e possibilitará que permaneça descoberto. Finalmente, coloque o vaso dentro de casa.

Loading...

Dicas

  • Se não tiver uso imediato para a hortelã colhida, pendure-a de cabeça para baixo para secar. Para uma secagem mais rápida, pique a hortelã finamente com uma faca e espalhe sobre um prato ou um pedaço de papel pardo para secar. Em um dia ou dois, já deve estar pronto para armazenar em um recipiente de plástico ou de vidro. Uma terceira alternativa é congelar a hortelã fresca. Ela ficará utilizável por muitos meses.

Aviso

  • Não pense que só porque você plantou a hortelã em um recipiente que as plantas ao redor estarão a salvo de invasão. Preste atenção às hastes errantes e coloque no lugar imediatamente. Se conseguirem instalar-se, será muito mais difícil de mantê-las sob controle.

O que você precisa

  • Fertilizante líquido
  • Tesoura

Referências

Loading ...
Loading ...