×
Loading ...

Como fazer uma planta de porão

Atualizado em 17 abril, 2017

Os porões são o espaço interno das fundações estruturais de uma casa. Eles dão uma base firme para a estrutura junto ao chão e tendem a reter parte da umidade e frescor do solo. Isso faz desses espaços o refúgio ideal de temperaturas mais quentes ou uma boa sala para a prática de exercícios. Fazer plantas de porões não requer um conhecimento na área de design de interiores. Você desenhará a vista como se flutuasse sobre o porão, com o teto removido. Esse ponto de vista elimina a necessidade de desenhar informações de altura para os móveis e outros itens do espaço. Esse tipo de planta aumenta a eficiência da sua casa, especificando como usar o seu espaço.

Instruções

Alguns programas possuem ferramentas para ver plantas de porão em 3D (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Liste em uma folha de papel as coisas que deseja incluir no seu porão. Por exemplo, você pode escrever "Home Theater", "Área de recreação para crianças", "Sala de exercícios" ou "Quarto extra". Geralmente, você pode listar qualquer área que não precise de muita iluminação externa. Porém, alguns itens podem não ser adequados para a umidade do porão.

    Loading...
  2. Meça o espaço disponível no seu porão com uma trena. Escreva as dimensões medidas, junto com as dimensões em escala que caberão na sua folha de papel comum. Por exemplo, se o seu porão mede 4,50 x 9 m, escreva as medidas, junto com 45 x 90 cm, usando uma escala de de 10 cm = 1m

  3. Desenhe, com uma régua em outro papel, um retângulo que meça o mesmo espaço do segundo par de números escritos no passo anterior.

  4. Desenhe linhas que representarão as paredes internas, se quaisquer itens da lista do primeiro passo precisarem delas. Cada linha representará a visão superior da parede, também chamada de desenho em planta.

  5. Desenhe um quarto de círculo nas linhas de parede desenhadas no passo anterior. Essas formas indicarão portas.

  6. Desenhe banheiras, sanitários e pias com formas ovais. Desenhe móveis em forma de blocos como bancadas, camas e armários como retângulos que caibam dentro das paredes. Não há necessidade de precisão nas proporções desses itens não estruturais. Porém, é necessário identificar cada retângulo e outras formas para que você entenda a referência. Por exemplo, escreva "armário" dentro do retângulo que representa os armários. Se a planta requer precisão, meça as dimensões do topo dos objetos.

  7. Faça pausas de 15 minutos para relaxar a mente e pensar de forma mais objetiva quando planejar as formas. Volte a trabalhar com a planta, tomando a distância de alguns passos e faça anotações em áreas que possuem espaços inacessíveis. Procure também por itens relacionados que pareçam mais distantes dos outros. Por exemplo, cozinhas não devem ter mais de 2,75 de espaço entre a geladeira e a pia.

  8. Identifique cada parede com a sua medida para completar a planta do porão.

Loading...

O que você precisa

  • Trena

Referências

Loading ...
Loading ...