×
Loading ...

Como plantar uma árvore de pistache

Atualizado em 17 abril, 2017

Os pistaches, cuja origem remonta ao continente asiático, são uma noz deliciosa que pode ser comida crua ou tostada e salgada, sendo utilizada em várias receitas. De acordo com alguns especialsitas, ingerir essa noz reduz o risco de doença cardíaca. A popularidade dos pistaches torna-os em uma colheita muito valiosa, porém plantá-los requer conhecimento e paciência.

Instruções

Como plantar árvores de pistache (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

    Clima perfeito

  1. É necessário um clima adequado para plantar os pistaches. Essas árvores requerem uma região com verões quentes, áridos e prolongados e invernos frios. O pistache é uma árvore de crescimento lento que leva, no mínimo, sete anos até produzir nozes. Quando plantadas no clima certo, essas árvores podem atingir mais de 9 m de altura.

    Loading...
  2. As árvores devem ser plantadas em um lugar onde recebam sol pleno durante a maior parte do dia.

  3. As árvores têm raízes profundas que sobreviverão em solos pobres. Elas requerem uma rega intensa, mas pouco frequente. Passar uma mangueira ou sistema de irrigação no pé das árvores uma vez por mês, aproximadamente quatro horas deverá ser suficiente. Elas não se propagam bem quando plantadas em um gramado, pois a água necessária para irrigar a grama torna o solo muito encharcado para o pistache.

    Escolhendo as mudas

  1. Você precisará adquirir árvores enxertadas macho e fêmea para produzirem nozes. Deverá comprar uma árvore macho para cada seis ou oito fêmeas. As árvores macho produzem o pólen necessário para que as árvores fêmea produzam os pistaches.

  2. Escolha mudas com troncos arredondados, sem quebras na pele ou casca e folhas saudáveis, de coloração verde acinzentado.

  3. Ao escolher as mudas, verifique se elas possuem um sistema de raízes saudável.

    Plantando e fertilizando

  1. As árvores devem ser transplantadas na primavera em buracos um pouco maiores do que o recipiente original da muda e plantadas aproximadamente a 9 m de distância umas das outras.

  2. Tenha cuidado para não perturbar as bolas de raízes quando transplantar as árvores. Ensope a árvore quando realizar o primeiro transplante.

  3. Após um ano de plantio, utilize um fertilizante 10-10-10, que possui uma mistura equilibrada de nitrogênio, potassa e fosfato.

    Colheita

  1. É aqui que se exige paciência, pois as árvores não estarão prontas para a colheira durante sete a dez anos, sendo que o pico da colheita será atingido, aproximadamente, entre 20 a 25 anos após o plantio.

  2. Quando estiverem prontas para colher, as árvores devem ser agitadas para soltarem as nozes, que serão depois recolhidas do chão. Existem máquinas especiais para realizar essa colheita.

  3. Após remover as nozes da árvore, as cascas dos pistaches devem ser removidas e o produto deve secar para manter uma ótima aparência.

Loading...

O que você precisa

  • Área de plantio
  • Mudas de pistache, macho e fêmea
  • Água
  • Fertilizante

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...