Mais
×

Como plantar bambu como cercas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As espécies de bambu de crescimento monopodial crescem rápido e são muito bonitas, elas podem fazer uma barreira ou cerca maravilhosa. Este tipo de bambu tem rizomas ou raízes horizontais, que se espalham rapidamente logo abaixo da superfície do solo. Exuberantes e graciosos crescem facilmente e uma vez estabelecidos se espalham rapidamente para formar uma barreira densa. Controlar a propagação do bambu depois que você plantou, não é fácil, mas se você começar de maneira correta seu trabalho de manutenção será muito menor.

Instruções

Use bambus como cercas (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  1. Use uma lata de tinta spray para desenhar uma linha em torno de sua área de cultivo. Em seguida, meça essa linha com fita métrica, este será o tamanho de sua barreira de rizoma. Meça também o comprimento da área de cultivo de modo que você possa calcular quantas plantas de bambu você precisa comprar.

  2. Compre bambu de crescimento monopodial suficiente (não os de crescimento simpodial, pois ele não vai se espalhar tão rápido ou espessamente) para criar a sua cerca. Os bambus devem ser plantados com cerca de 60 cm de distância um do outro, então use suas medidas corretamente.

  3. Compre uma quantidade de barreira de rizoma suficiente para toda a volta da sua cerca de bambu, além de 90 cm adicionais. Este tipo de barreira é vendido na maioria das lojas de jardinagem.

  4. Cave uma trincheira para a sua barreira de rizoma seguindo a linha pintada com spray. Ela deve ser da profundidade da barreira (normalmente cerca de 50 a 60 centímetros).

  5. Coloque a barreira na trincheira de maneira que ela fique ligeiramente inclinada em direção ao centro, onde as plantas de bambu serão plantadas. Isso fará com que novos brotos cresçam em direção às plantas. Sobreponha as bordas em 90 cm.

  6. Cubra a barreira rizoma com terra. Em seguida, cave os buracos para as plantas. Cada um deles deve ter duas vezes a largura da raiz principal e aproximadamente seis centímetros a mais de profundidade.

  7. Adicione palha orgânica ao solo onde você fez o buraco, cobrindo o fundo dele com palha e terra. Continue a adicionar a mistura, socando-a para baixo, até que o topo da raiz esteja ao nível do solo e não abaixo dele.

  8. Levante a raiz para fora do buraco e pulverize o topo do solo levemente com fertilizantes de rizoma. Substitua a planta de bambu.

  9. Preencha o buraco ao redor da raiz com mais terra e palha empurrando para baixo. Regue o bambu recém plantado. Se a água corre rapidamente para baixo, é porque o bambu está em uma ladeira, então cave uma trincheira ao redor da planta para manter a água no lugar.

Dicas

  • Adicione palha em torno do bambu para manter o solo fresco e para torná-la mais bonita.
  • Se as plantas de bambu estão muito frágeis e finas, coloque uma estaca de madeira no chão ao lado da planta e gentilmente amarre ela a estaca com uma corda ou barbante.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Tinta spray
  • Plantas de bambu
  • Barreira para rizoma
  • Palha
  • Estacas de madeira e corda (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article