Como plantar e cuidar de amendoeiras

Escrito por kelly andersson | Traduzido por bruno belli sinder
Como plantar e cuidar de amendoeiras
Uma amendoeiras produz seus frutos por muitos anos (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Se você quer flores rosa e brancas fragrantes na primavera e nozes nutritivas no outono, considere cultivar árvores de amêndoa. Ela são resistentes a seca, à neve e gostam de solos pobres. As amendoeiras crescem melhor nas áreas com invernos amenos e verões quentes, e preferem sol ou sombra parcial. As amêndoas podem ser guardadas o ano todo, e a árvore requer apenas os cuidados básicos de rega e leves podas para se manter saudável e produtiva por muitos anos.

Instruções

    Cultive suas próprias amendoeiras

  1. 1

    Escolha um local ensolarado para sua amendoeira, com solo de boa drenagem. Cave o solo até a mesma profundidade da raiz da sua muda, e are a terra até alguns centímetros mais. Plante sua árvore em julho, quando os dias ainda estão frescos o bastante.

  2. 2

    Examine as raízes da sua amendoeira; qualquer raiz danificada deve ser cuidadosamente podada antes do plantio. Mergulhe a ferramenta de poda em uma solução de água sanitária para prevenir a introdução ou disseminação de doenças na raiz. Pode apenas raízes doentes ou grandes demais para o seu buraco; retirar raízes reduz a capacidade da planta armazenar nutrientes.

  3. 3

    Pulverize ou mergulhe as raízes com um agente de biocontrole como o Galltrol®, que é certificado para uso orgânico. Proteja sua amendoeira contra doenças que afetam as copas e raízes de árvores de frutas e nozes com este tratamento. Pergunte ao seu centro de jardinagem local sobre o seu uso e armazenamento adequados.

  4. 4

    Plante sua muda de amendoeira na mesma profundidade em que ela estava no centro de jardinagem. Posicione de modo que o galho mais alto esteja apontando na direção do vento, e incline a árvore de 5 a 10 graus nessa direção. Pressione o solo em volta da árvore com leveza mas firmeza, para garantir que as raízes estejam em contato com a terra e não hajam bilhar de ar.

  5. 5

    Garanta que a árvore não esteja inclinada mais de 10 graus; de acordo com Mario Viveros, o conselheiro de cultivo do condado de Kent do programa de cooperação extensiva da Universidade da Califórnia, inclinar demais árvores causará uma curvatura no base do tronco, com galhos de desenvolvendo apenas a partir de um dos lados da árvore. Fertilize apenas depois que os novos galhos tenham de 10 a 15 cm. Adicione 100 gramas de fertilizante a aproximadamente 50 cm do tronco. Repita esse gratamente de duas a três vezes durante o verão.

  6. 6

    Pode sua amendoeira para mantê-la vigorosa; de acordo com Curtis Swift, do programa de extensão da Universidade do Colorado, amendoeiras não podadas produzem frutos pequenos e fracos. Pode na mesma época em que brotar. Pode-se podar anualmente, mas uma vez a cada dois a três ano é o suficiente. Retire apenas o necessário para umectar a força estrutural do tronco e dos principais galhos.

Dicas & Advertências

  • Amendoeiras começam a dar frutos depois de 3 anos. A produção máxima é alcançada depois de 8 a 10 anos.
  • Amendoeiras não se auto fertilizam e requerem polinização; abelhas ou outros polinizadores são essenciais à produção.

O que você precisa?

  • Muda de amendoeira do centro de jardinagem
  • Local ensolarado para plantar
  • Fonte conveniente de água
  • Ferramentas de poda

Lista completaMinimizar