Mais
×

Como plantar e cuidar de um arbusto de batata azul

Atualizado em 19 julho, 2017

As batatas (Solanum tuberosum) são da mesma família que as pimentas e tomates, mas não são como as outras plantas subtropicais e tropicais da família solanum que exigem calor. Em vez de produzir seus frutos acima do solo, elas fazem um tubérculo com sua raiz subterrânea. Os supermercados oferecem batatas cultivadas comercialmente baratas; mas essas variedades são cultivadas pela sua alta produção de qualidade, não tanto por causa de seu sabor. Um arbusto de batata azul caseiro é fácil de ser plantado e tem um sabor excepcional. Além disso, sua cor azul será um tema de conversa à sua mesa de jantar.

Instruções

Arbusto de batata começando a florescer (flowering potato bush image by Alina Goncharova from Fotolia.com)
  1. Mexa o solo para o plantio com uma pá ou forcado, acrescentando adubo orgânico ou esterco bem decomposto. A batata azul precisa de solo rico, solto e ligeiramente ácido para que o tubérculo possa inchar com facilidade. Um pH de 4,8 a 5,4 é ideal.

    Este broto se tornará um novo arbusto de batata (Potato image by lefebvre_jonathan from Fotolia.com)
  2. Corte a semente da batata azul em pedaços de 5 cm. As batatas pequenas podem ser plantadas inteiras e são menos susceptíveis ao apodrecimento. Deixe os pedaços cortados secarem por 24 horas antes de plantá-los.

  3. Faça uma cova no local de plantio com 30 cm de profundidade. Coloque a semente de batata no fundo do buraco e cubra com apenas 5 cm de solo. Se for o caso de plantar mais de uma semente de batata azul, coloque-as a 30 cm de distância umas das outras em linhas de 60 a 90 cm afastadas.

  4. Cubra as hastes com terra solta quando o broto tiver cerca de 15 cm de altura, enterrando 10 cm da haste; portanto, apenas 5 cm ou 2 pares de folhas deverão estar acima do solo. À medida em que a batata cresce, continue a cobrir as hastes, deixando apenas algumas folhas à mostra na parte superior da planta. Quando a batata azul estiver a cerca de 30 cm do nível que foi plantada, pare de cobrir a haste.

  5. Regue o arbusto regularmente para manter o solo úmido, a uma profundidade de 30 cm. A batata azul precisa de um fornecimento constante de umidade. Se o solo secar após os tubérculos começarem a se formar, o crescimento vai parar e, em seguida, começar novamente depois que o solo estiver molhado. O resultado, nesse caso, será disforme, dividido ou danificará os tubérculos.

  6. Colha as batatas azuis quando a videira morrer e cair, cavando com cuidado com o forcado ou manualmente sem cortar ou furar os tubérculos. Faça a colheita em tempo fresco e seco, se possível. Escove o solo e coloque as batatas colhidas em sacos, caixas ou cestos. Guarde-as em local escuro entre 10 e 15 graus Celsius durante duas semanas em um ambiente úmido e em seguida mova-as para um local seco e escuro, armazenando-as a 4 graus Celsius.

Dicas

  • Duas variedades de batatas azuis disponíveis também são a "batata do Caribe" e a "toda azul" ("All blue"). O início da época da batata do Caribe atinge a maturidade de 70 a 95 dias e apresenta uma casca azul com a polpa branca. A época da "toda azul" precisa de 110 a 135 dias para amadurecer e tanto a casca quanto a polpa são azuis.
  • A semente de batata, na verdade, é a própria batata que irá germinar e se transformar num arbusto novo. Se elas não forem plantadas dentro de duas semanas depois de tê-las levado para casa; armazene-as em um local escuro, fresco (cerca de 4 graus Celsius) e bastante úmido. Não retire os brotos que crescerem com as novas plantas. Aqueça a semente de 15 a 21 graus Celsius por duas semanas antes do plantio definitivo.

Aviso

  • Se o solo não for suficientemente ácido, alguns problemas podem ocorrer. Ao usar esterco decomposto, cal ou cinzas de madeira à medida em que o solo se modifica ao longo do ano vai aumentar a incidência de problemas na casca das batatas.

O que você precisa

  • Forcado
  • Adubo orgânico ou esterco
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article